Michael Dell, fundador, presidente e diretor executivo da Dell Technologies, acrescentou cerca de 14 mil milhões de dólares à sua avaliação entre sexta-feira e segunda-feira, graças a uma subida das ações da Broadcom que o tornou pela primeira vez numa das 10 pessoas mais ricas do mundo.
Dell valia 121 mil milhões de dólares na manhã desta terça-feira, mais do que o seu património líquido estimado em 106,3 mil milhões de dólares no final do dia de quinta-feira e 115,4 mil milhões de dólares na sexta-feira.
O aumento da sua fortuna coloca-o no 10.º lugar da lista de bilionários da Forbes, com um património líquido que ultrapassa o do retalhista de moda Amancio Ortega (120,8 mil milhões de dólares), do cofundador da Nvidia Jensen Huang (115,3 mil milhões de dólares), de Rob e Jim Walton da Walmart (113,1 mil milhões e 111,9 mil milhões de dólares, respetivamente) e de Bill Gates (107,1 mil milhões de dólares).
A subida ocorre após um aumento nas ações da Broadcom, que cresceram 24% na sexta-feira – empurrando a sua capitalização de mercado para além de 1 bilião de dólares pela primeira vez – e outro aumento de 10% na segunda-feira.
Dell possui cerca de 210 milhões de ações da Broadcom, que adquiriu no ano passado quando a VMware foi vendida à Broadcom por 69 mil milhões de dólares. Dell trocou a sua participação de 39% por cerca de 33 mil milhões de dólares em dinheiro e ações da Broadcom.
Cerca de metade das ações VMware de Dell foram convertidas em ações Broadcom e ele recebeu dinheiro pelo valor restante do negócio.
(Com Forbes Internacional/Mary Whitfill Roeloffs)