Meta, anteriormente conhecida por Facebook, já lançou o seu novo modelo de Inteligência Artificial, chamado Llama 3. Com este lançamento, a gigante norte-americana demonstrou uma série de avanços tecnológicos, alguns deles destinados às plataformas da empresa, incluindo o WhatsApp.
Meta, anteriormente conhecida por Facebook, já lançou o seu novo modelo de Inteligência Artificial.
É de destacar o novo assistente pessoal de IA da empresa, o Meta AI, que visa facilitar as tarefas dos utilizadores das aplicações da Meta. Apesar de algumas das inovadoras funcionalidades do Llama só estarem disponíveis nos Estados Unidos, a integração do assistente de IA da Meta nas mais variadas plataformas está a causar enorme impacto no mundo da tecnologia.
O produto está a ficar disponível gradualmente em todo o mundo, tendo sido agora apenas lançado numa dúzia de países. O objetivo é o de, rapidamente, começar a estar disponível em várias línguas.
Os utilizadores deste novo modelo de IA vão poder contar com a assistência do Meta AI para uma enorme variedade de tarefas: desde pesquisas simples nos apps em que opera, a soluções para problemas complexos dentro destes últimos. Vai ser possível, também, utilizar o novo modelo através dos óculos inteligentes da empresa, assim como através de dispositivos de realidade virtual.
O Meta Llama 3 é um modelo de linguagem de código aberto.
O Meta Llama 3, como se chama, é um modelo de linguagem de código aberto. Considerado um dos melhores da indústria, vai ser gratuito para todos aqueles que pertencem à comunidade de developers. Esta decisão faz parte do compromisso da Meta de apostar em inovação e colaboração “aberta” na área de inteligência artificial.
Outra das novas funções deste novo modelo de IA que tem dado que falar é a nova ferramenta Imagine. Revolucionária, permite aos utilizadores criar imagens a partir de texto, em tempo real. Apesar de ainda estar em fase beta nos EUA, como mencionado anteriormente, a nova tool promete transformar a maneira em como pessoas comunicam e expressam as suas ideias visualmente.
À medida que o utilizador vai introduzindo palavras no campo destinado à produção destas imagens, a imagem começa a aparecer e a formar-se.
Em relação aos vários debates existentes face ao papel da IA na nossa sociedade, a Meta diz-se empenhada no seu desenvolvimento responsável. O novo assistente pessoal da empresa vai garantir que apresenta várias perspetivas diferentes e fundamentadas aos utilizadores que façam perguntas de foro político ou social.
Vários especialistas externos em segurança foram convocados pela Meta antes deste lançamento, para ajudar a empresa a identificar as possíveis formas inesperadas em que pessoas podiam usar o Meta AI, ou o novo modelo Llama 3, indevidamente.
Com estas inovações e avanços na tecnologia, a Meta continua a demonstrar estar seriamente investida em querer liderar o nosso caminho rumo à implementação da inteligência artificial nas mais variadas plataformas.