Met Gala 2025: Saiba quem vai estar presente e conheça o tema ‘Tailoring Black Style’

A Met Gala, um evento de angariação de fundos para as artes, mais conhecido pelos fãs como uma noite extravagante e repleta de celebridades, vai homenagear a moda criada por homens negros ao longo da história na próxima segunda-feira, com celebridades como A$AP Rocky e Lewis Hamilton como anfitriões. A Met Gala terá lugar a…
ebenhack/AP
A gala deste ano terá lugar em honra da exposição "Superfine: Tailoring Black Style", que homenageia a moda masculina negra ao longo da história. Colman Domingo, A$AP Rocky, Lewis Hamilton e Pharrell Williams serão co-presidentes ao lado da editora-chefe da Vogue Anna Wintour.
Forbes Life

A Met Gala, um evento de angariação de fundos para as artes, mais conhecido pelos fãs como uma noite extravagante e repleta de celebridades, vai homenagear a moda criada por homens negros ao longo da história na próxima segunda-feira, com celebridades como A$AP Rocky e Lewis Hamilton como anfitriões.

A Met Gala terá lugar a 5 de maio, em Nova Iorque, para angariar fundos para o Metropolitan Museum of Art’s Costume Institute, celebrando a abertura da exposição de primavera do museu: “Superfine: Tailoring Black Style”.

O código de vestuário para a noite é “Tailored for You”, que o Met disse num comunicado de imprensa ser um “aceno para o foco da exposição em fatos e vestuário masculino”.

Os co-presidentes do evento deste ano incluem o ator nomeado para um Óscar, Colman Domingo, o rapper A$AP Rocky, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton e o produtor Pharrell Williams, juntamente com a editora-chefe da Vogue, Anna Wintour.

Este ano, LeBron James participará como presidente honorário da gala.

A gala deste ano é financiada por algumas celebridades bilionárias – a Perry Foundation de Tyler Perry e a Hobson/Lucas Family Foundation de George Lucas – bem como pelo Instagram e pela Africa Fashion International.

O Met definiu o tema deste ano, “Superfine: Tailoring Black Style“, como uma ”exploração do conceito de dandyism“, um termo que originalmente se referia ao estilo aristocrático já no século XVIII, que a Vogue define agora como uma ”atenção exuberante ao vestir”. A exposição e a gala deste ano baseiam-se no livro de 2009 “Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity”, de Monica Miller, presidente do departamento de Estudos Africanos do Barnard College. Miller disse à Vogue que a exposição deste ano irá “ilustrar a forma como os negros passaram de escravizados e estilizados como artigos de luxo, adquiridos como qualquer outro significante de riqueza e estatuto, a indivíduos autónomos que se auto-modelam e que definem tendências globais”.

A exposição do Met está dividida em doze secções, cada uma representando uma caraterística que define o estilo: Propriedade, Presença, Distinção, Disfarce, Liberdade, Campeão, Respeitabilidade, Jook, Herança, Beleza, Cool e Cosmopolitismo, de acordo com o website do Met. Miller disse ao The Guardian que a exposição examina a ideia de “propriedade”, particularmente o contraste entre “ser propriedade e ‘ser dono’”. A exposição deste ano foi concebida pelo artista Torkwase Dyson, e o artista Iké Udé foi um consultor especial.

Os membros do comité anfitrião deste ano são André 3000, Chimamanda Ngozi Adichie, Simone Biles e Jonathan Owens, Grace Wales Bonner, Jordan Casteel, Dapper Dan, Doechii, Ayo Edebiri, Edward Enninful, Jeremy O. Harris, Branden Jacobs-Jenkins, Rashid Johnson, Regina King, Spike Lee e Tonya Lewis Lee, Audra McDonald, Janelle Monáe, Jeremy Pope, Angel Reese, Sha’Carri Richardson, Olivier Rousteing, Tyla, Usher e Kara Walker, segundo o Met.

Zendaya, uma das favoritas da Met Gala pelos seus looks extravagantes concebidos pelo seu estilista, Law Roach, estará presente, disse Roach ao E! News no início deste mês. Rihanna, outra frequentadora assídua da Met Gala, não confirmou a sua presença, embora a especulação tenha aumentado desde que o seu parceiro de longa data, A$AP Rocky, é copresidente. A atriz Blake Lively, também conhecida por ser uma frequentadora habitual, não confirmou se irá comparecer no meio da sua batalha legal com o realizador de “It Ends With Us”, Justin Baldoni, embora o TMZ e a People tenham citado fontes que afirmam que ela e o marido, Ryan Reynolds, não irão à gala deste ano.

(Com Forbes Internacional/Conor Murray)

Mais Artigos