Mercadona vai investir quase 200 milhões este ano em 11 novas lojas

O grupo espanhol de distribuição Mercadona, fundado há cerca de quatro décadas, instalou-se em Portugal há cinco anos, num crescimento rápido que está a fazer frente aos maiores players nacionais da grande distribuição. Se é sabido que as marcas internacionais têm tido alguma dificuldade em fazer face ao duopólio existente neste setor, a Mercadona não…
ebenhack/AP
Com uma faturação total superior a 35 mil milhões de euros, a cadeia registou em Portugal um volume de negócios de 1,4 mil milhões de euros. Vai investir quase 200 milhões em 11 novas lojas no país.
Negócios

O grupo espanhol de distribuição Mercadona, fundado há cerca de quatro décadas, instalou-se em Portugal há cinco anos, num crescimento rápido que está a fazer frente aos maiores players nacionais da grande distribuição. Se é sabido que as marcas internacionais têm tido alguma dificuldade em fazer face ao duopólio existente neste setor, a Mercadona não baixou os braços e aposta agora em consolidar a sua presença no mercado nacional, onde já tem 49 lojas. A marca prevê um investimento de cerca de 196 milhões de euros, em 2024, destinado à abertura de 11 novos espaços no território nacional e à conclusão do Bloco Logístico de Almeirim, que ficará operacional ainda este ano.

A empresa de distribuição criou cinco mil postos de trabalho em 2023, alcançando um total de 104 mil nos dois países onde está presente, dos quais 5.300 em Portugal.

Questionado pelos jornalistas, em conferência de imprensa, Juan Roig, presidente da empresa – o bilionário, que segundo a Forbes espanhola terá um património de cerca de 3,9 mil milhões de euros – revelou que o crescimento em Portugal está a custar, por isso a cadeia não avança com a internacionalização para outro país sem consolidar a sua presença no território nacional. Disse ainda que a rede de lojas registou um recorde de 1.403 milhões de euros de receitas em Portugal e com a previsão das novas 11 lojas deverão alcançar os 1,9 mil milhões de euros no final deste ano. Juan Roig explicou ainda que tem cerca de mil produtores portugueses no seu portefólio de fornecedores, que tanto fornecem lojas nacionais como espanholas.

Resultados globais da Mercadona atingem os 35,5 mil milhões de euros

Depois de um investimento recorde de 10 mil milhões de euros, em apenas sete anos, o grupo Mercadona colhe os frutos da implementação de uma nova estratégia, ao atingir uma faturação recorde de 35.527 milhões de euros em 2023. Este volume de negócios representou um crescimento de 15% face ao alcançado em 2022, para o qual foi importante um investimento de mais de mil milhões de euros na expansão e melhorias operacionais da rede. Desde 2016 que a empresa está a investir num novo modelo de loja eficiente – tinha um total de 1.681 lojas em 2023 – que conta com as novas secções de frescos e de pronto a comer, e que duplica a rentabilidade em comparação com uma loja convencional. Conseguiu assim aumentar o seu resultado líquido em 40% alcançando os mil milhões de euros de lucro.

A empresa de distribuição criou cinco mil postos de trabalho em 2023, alcançando um total de 104 mil nos dois países onde está presente, dos quais 5.300 em Portugal.

Mais Artigos