A Mercadona, empresa de supermercados, que abriu esta semana o seu 39º supermercado em Portugal, em Oeiras, no Taguspark, completou o seu plano de expansão previsto para 2022, que contemplava a abertura de mais 10 lojas em 5 novos distritos: Santarém, Setúbal, Viseu, Leiria e Lisboa, terminando o ano com um total de 39 lojas.
Para 2023, os planos são para que mais espaços sejam inaugurados.
Segundo informações adiantadas à FORBES, no próximo ano, a empresa pretende abrir 10 novas lojas em quatro distritos: Lisboa, Porto, Braga e Coimbra (será a primeira neste distrito).
Não está prevista uma nova loja em Oeiras no próximo ano, garante a Mercadona.
Feitas as contas, a empresa chegará ao final de 2023 com 49 supermercados no país, o que representa um crescimento suerior a 60% em número de lojas face a 2021.
Sobre informações relacionadas com os investimentos feitos e a fazer, a empresa diz que serão divulgadas na apresentação de resultados que acontece em março de 2023.
Postos de trabalho criados
“Podemos, contudo, adiantar que, em cada uma das 10 lojas abertas este ano em Portugal, foram criados em média 65 postos de trabalho – na de Oeiras, por se tratar da primeira do distrito de Lisboa, foram criados 100 postos de trabalho. Os números globais de criação de emprego em 2022 serão também divulgados em março de 2023”, afirma a Mercadona.
A nova loja de Oeiras dispõe de 532 painéis solares com capacidade para produzir 200kW, possuindo 155 lugares de estacionamento e dois lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos.
No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, este supermercado doará diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Porto Salvo, instituição local de solidariedade social com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.