Durante três dias mais de 150 universitários de todo o país estiveram reunidos na Fundação Champalimaud para desenvolver e finalizar 28 projetos tecnológicos inovadores.
Distribuídos pelas quatro categorias a concurso (conectividade, energia, saúde e responsabilidade social), os jovens universitários disputaram um prémio global de 10 mil euros.
Os oito projetos finalistas foram apresentados ao júri e avaliados durante a cerimónia de encerramento do TecStorm 2022.
Os que se distinguiram foram os seguintes:
Categoria conectividade/Vodafone

Vencedor: Mantis
Passadeira inteligente automatizada, conectada e sincronizada que torna as passadeiras para peões mais seguras.
Finalista: InLight
Iluminação pública inteligente com recurso à aplicação de sensores em luminárias que recolhem dados para potenciar eficiência energética.
Categoria Energia/Galp

Vencedor: Ecopod
Dispositivo equipado com sistemas elétricos e mecânicos que potenciam a utilização dos recursos naturais à sua volta, transformando-os em energia elétrica verde.
Finalista: ElectriciTree
Sistema de painéis solares em árvore com movimento adaptável para maximizar o aproveitamento da exposição solar.
Categoria Saúde/Fundação Champalimaud

Vencedor: Seht
Plataforma digital para melhoria do transporte hospitalar que faz a gestão do transporte de pacientes não urgentes para evitar o uso inadequado de ambulâncias.
Finalista: SecondChance
Implante que incorpora um dispositivo que deteta precocemente um enfarte do miocárdio, contacta assistência médica em caso de emergência e liberta anticoagulante, caso seja necessário.
Categoria responsabilidade social/Fundação Calouste Gulbenkian

Vencedor: Seeds4Kids
Horta doméstica inteligente que alia tecnologia de monitorização por sensores e aplicação móvel à natureza e à sustentabilidade.
Finalista: Oakey
Sistema que informa o consumidor sobre o impacto ambiental dos produtos que consome, aconselhando produtos mais sustentáveis, sugerindo compensações do excesso de carbono produzido e recompensas pela adoção de um consumo mais amigo do ambiente.
“Terminada mais uma edição do TecStorm não podíamos estar mais satisfeitos. O balanço é muito positivo não só pela qualidade dos projetos que recebemos a concurso, mas por todo o ambiente e espírito empreendedor que, mais uma vez, marcou o evento”, afirma Maria João Carvalho, Presidente da JUNITEC – Junior Empresas do Instituto Superior Técnico).
TecStorm, hackathon desde 2017
O TecStorm é uma marca da JUNITEC – Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico. Trata-se de um hackathon para estudantes universitários em Portugal que promove o melhor empreendedorismo dentro e fora da JUNITEC. Organizado anualmente desde a sua criação em 2017, o evento alia a tecnologia ao empreendedorismo e propõe aos estudantes universitários de todo o país o desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas do mundo real.