Médico António Gentil Martins foi homenageado no evento Forbes Health Care Summit 2025

Foi sobre o tema Rebuilding Us, que decorreu, na manhã de hoje, dia 16 de setembro, na sede da Associação Nacional de Farmácias, em Lisboa, a segunda edição do evento Forbes Health Care Summit, que reuniu diversas personalidades com o intuito de debaterem questões ligadas à saúde e à longevidade  em Portugal. O conceituado médico…
ebenhack/AP
A Forbes Portugal escolheu o médico António Gentil Martins para uma singela homenagem de carreira, na segunda edição do Forbes Health Care Summit, que decorreu hoje, na Associação Nacional das Farmácias.
Economia Forbes Events Healthcare Summit 2025

Foi sobre o tema Rebuilding Us, que decorreu, na manhã de hoje, dia 16 de setembro, na sede da Associação Nacional de Farmácias, em Lisboa, a segunda edição do evento Forbes Health Care Summit, que reuniu diversas personalidades com o intuito de debaterem questões ligadas à saúde e à longevidade  em Portugal.

O conceituado médico português, António Gentil Martins, 95 anos de idade, esteve presente na audiência, ouvindo atentamente a sua neta psicóloga, Joana Gentil Martins, uma das distinguidas na lista da Forbes 30 Under 30, que fez sobre o tema “A coragem de seres tu”.  O médico português foi homenageado pela Forbes Portugal com um video que resume, de uma forma mesmo muito sumária, a sua preenchida vida profissional e recebeu ainda uma moldura com uma capa Forbes com a sua fotografia.

“Se o nosso comportamento não for correto nessa altura, então não chegamos a velhinhos com boa qualidade de vida. E para isso, o exercício físico é essencial. E tem de começar em pequeno, não na puberdade ou já depois de adulto”, referiu António Gentil Martins, no evento da Forbes Portugal. 

No seu discurso de agradecimento, Gentil Martins disse que estava sem palavras e que, embora tivesse escrito umas frases para discursar não iria fazê-lo. Contudo, referiu, reforçando os anteriores painéis em que se debateu a longevidade, que tinha uma crítica a fazer: ninguém falou na importância do exercício físico para ter qualidade de vida. “Tenho de dizer que é quando somos pequenos que construímos a nossa velhice. Se o nosso comportamento não for correto nessa altura, então não chegamos a velhinhos com boa qualidade de vida. E para isso, o exercício físico é essencial. E tem de começar em pequeno, não na puberdade ou já depois de adulto”, referiu. Recorde-se que o conceituado médico foi um desportista olímpico.

Uma vida inteiramente dedicada a ajudar os outros

Nasceu numa família de médicos e acabou por seguir também ele a tradição familiar. António Gentil Martins, é hoje, um dos mais aclamados médicos portugueses. Criou o primeiro serviço de Pediatria Oncológica, no IPO de Lisboa, e foi o primeiro português a realizar com sucesso uma cirurgia para separar um par de gémeas siamesas.

Nasceu em Lisboa em 1930, sendo filho do também médico António Augusto da Silva Martins, e neto materno de Francisco Gentil, fundador do IPO. Licenciou-se em Medicina, na Universidade de Lisboa, em 1953, seguindo depois para Londres, onde se especializou em cirurgia pediátrica, tendo sido chefe da pediatria do Hospital Dona Estefânia durante 34 anos. A primeira operação para separar um par de gémeas siamesas aconteceu, com sucesso, neste hospital, em 1978, tornando-se um dos maiores êxitos da medicina portuguesa. Separou com sucesso mais seis pares de gémeos ao longo da sua vida profissional.  Criou, em 1960, o primeiro Serviço de Pediatria Oncológica, no IPO de Lisboa, para o qual entrou como voluntário, e a ele permaneceu sempre ligado.

Além de uma vida profissional plenamente recheada, António Gentil Martins tem ainda um lado familiar muito preenchido. Sendo pais de oito filhos, já tem 27 netos e sete bisnetos.

Foi ainda bastonário da Ordem dos Médicos, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, entre outras funções. Reformou-se no ano 2000, mas continuou a exercer a profissão que o apaixona até aos 88 anos. Defende, tal como seu avô, que a medicina não pode ser um negócio para dar apenas lucro, e acredita que o doente tem de estar no centro de tudo. Disciplinado e rigoroso, foi ainda desportista olímpico, campeão nacional de voleibol e introduziu o badmington em Portugal. António Gentil Martins tem oito filhos, 27 netos e sete bisnetos.

 

Mais Artigos