A Mastercard criou o seu primeiro álbum de música intitulado Priceless, “baseado na arquitetura sonora da marca”, segundo explica em comunicado.
O álbum já está disponível no Spotify e contou com a colaboração do Beatclub, uma plataforma digital criada pelo produtor musical Timbaland para ligar a comunidade de compositores, músicos, produtores, estúdios de gravação e editoras musicais.
O álbum conta com 10 faixas de 10 músicos emergentes, em que cada música pretende criar “uma experiência auditiva que traga um novo significado e propósito à reconhecida melodia da marca sonora da Mastercard”.
A produção deste álbum resultou de uma colaboração com o compositor, produtor e editor sueco Niclas Molinder para encontrar artistas que abrangessem uma variedade de culturas, idiomas e géneros – um elemento central da identidade do álbum.
Os músicos foram desafiados a incorporar a melodia da marca nas suas músicas e a demonstrar como uma marca sonora pode ser usada de uma forma inovadora.
O álbum conta com faixas de Michael Rice (Reino Unido), Shiraz (Líbano), Good Harvest (Suécia), Alma Lake (Colômbia/EUA), Raees (Argélia), Tejas (Índia), Nadine Randle (Reino Unido/Suécia), Tania (Austrália), Elle B. (EUA) e Amaya (Eslovénia).
“Este álbum é uma forma de nos ligarmos às pessoas de uma maneira culturalmente relevante, única e divertida”, diz Raja Rajamannar, da Mastercard.
Raja Rajamannar, presidente e chief marketing and communications officer da Mastercard refere, a propósito deste lançamento, que “a música é uma paixão universal – inspira-nos e liga-nos. Temos vindo a construir o equivalente à nossa identidade visual no espaço do áudio através da nossa marca sonora. Este álbum é uma forma de nos ligarmos às pessoas de uma maneira culturalmente relevante, única e divertida.”
Timbaland também salientou que “esta parceria foi natural, considerando que a Mastercard e o Beatclub têm o objectivo comum de apoiar músicos emergentes”, e que “juntos, estamos a promover estes artistas através do poder da música e da mentoria. As plataformas e ferramentas que ajudam os compositores e os músicos a ligarem-se e a perseguirem as suas paixões, abrem portas a muitos artistas numa indústria que muitas vezes é impenetrável.”
A Mastercard tem ainda um relacionamento de longa data com a indústria da música, através da plataforma Priceless e trabalha com artistas como Jennifer Hudson, SZA, entre outros.
Os criadores de música do Beatclub trabalharam com Timbaland para fazer o remix de duas das faixas a partir das músicas originais desenvolvidas para o álbum da Mastercard, “demonstrando o poder da colaboração entre músicos emergentes e especialistas da indústria”.
Como parte da colaboração, a Mastercard vai ainda comprar e fornecer assinaturas de um ano na plataforma Beatclub a centenas de compositores de comunidades de artistas desfavorecidos.