Maria João Carioca e a liderança partilhada da Galp

Maria João Carioca, 54 anos, volta a entrar este ano na lista das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, ao partilhar a liderança da Galp com Diogo Silva, pelo menos até 2026. A executiva acumula ainda esta função com a que ocupava anteriormente, a de CFO da companhia. Os dois executivos foram nomeados interinamente no início…
ebenhack/AP
A executiva nacional, até este ano CFO da Galp, acumula atualmente este cargo financeiro com a função de co-CEO da companhia, liderança que partilha com Diogo Silva. Está na 11º posição da lista de 2025 das 50 Mais Poderosas da Forbes Portugal.
Forbes Women Listas

Maria João Carioca, 54 anos, volta a entrar este ano na lista das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, ao partilhar a liderança da Galp com Diogo Silva, pelo menos até 2026. A executiva acumula ainda esta função com a que ocupava anteriormente, a de CFO da companhia. Os dois executivos foram nomeados interinamente no início deste ano, devido à saída de Filipe Silva, sendo reconduzidos até ao final do mandato. Maria João Carioca reforça este ano a sua posição na lista das executivas mais poderosas da Forbes Portugal, depois de ter saído em 2024, pelo simples facto de a lista ter sido organizada por categorias de atividade e só entrarem os primeiros nomes de cada uma delas.

Com um total de 82 pontos, Maria João Carioca reentrou este ano na lista das Mais Poderosas da Forbes Portugal. Acumula a função de CFO com o novo cargo de co-CEO da Galp, pelo menos até 2026.

Maria João Carioca, natural de Lisboa, é licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, e tem um MBA realizado na Insead. Antes de entrar na Galp, em 2023, estava no Conselho Executivo da Caixa Geral de Depósitos, e ocupava o cargo de CFO, função que desempenhou durante seis anos. Entre outros desafios profissionais que encarou, foi ainda presidente do Conselho de Administração da Euronext Lisboa, da Interbolsa e da Euronext Technologies, entre 2016 e 2017.

Paula Amorim, chairwoman da Galp, e a portuguesa mais Poderosa nos Negócios, disse, a propósito da dupla de CEO da companhia que “A antiguidade profissional e a sólida perspicácia financeira de Maria João Carioca, aliada à experiência de João Diogo Silva e à sua profunda integração na nossa cultura empresarial de décadas de serviço, criam uma liderança equilibrada e poderosa”

Metodologia usada no ranking das 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos