Marcelo e Costa no anúncio da primeira fábrica portuguesa a fazer veículos elétricos

A fábrica de automóveis de Mangualde, do Grupo Stellantis, vai ser a primeira unidade fabril em Portugal a montar viaturas 100% elétricas, em grande série, para os mercados doméstico e de exportação, desde o lançamento. Isso acontecerá a partir de 2025, tendo o anúncio sido feito pelo gestor português Carlos Tavares, CEO da Stellantis, durante…
ebenhack/AP
Perante o Presidente da República e o Primeiro-Ministro, o CEO da Stellantis, o português Carlos Tavares, anunciou que a fábrica de Mangualde vai ser convertida para a produção de viaturas elétricas.
Economia

A fábrica de automóveis de Mangualde, do Grupo Stellantis, vai ser a primeira unidade fabril em Portugal a montar viaturas 100% elétricas, em grande série, para os mercados doméstico e de exportação, desde o lançamento.

Isso acontecerá a partir de 2025, tendo o anúncio sido feito pelo gestor português Carlos Tavares, CEO da Stellantis, durante a visita do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, à Fábrica Stellantis de Mangualde, no âmbito da iniciativa do Governo “PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) em Movimento”.

Mangualde recebe 119 milhões de euros para produzir os modelos Citroën ë-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Fiat e-Doblò, nas versões de comerciais ligeiros e de passageiros.

Este investimento, no âmbito do projeto “GreenAuto”, reúne um consórcio de 37 entidades parceiras.

“Mangualde entrará numa nova era com a produção em grande série de furgões elétricos a bateria em Portugal para fornecer as soluções indispensáveis aos nossos clientes empresariais”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

A evolução do Centro de Produção de Mangualde

A fábrica da Stellantis em Mangualde, que no ano passado celebrou o seu 60º aniversário, e que foi a primeira fábrica de montagem de automóveis em Portugal, produziu mais de 1,5 milhões de veículos até à data. Atualmente, quase um em cada quatro veículos produzidos em Portugal provêm da linha de produção de Mangualde. O arranque da produção da atual geração de veículos teve lugar em 2018.

Este anúncio assegura o futuro da fábrica e confirma a importância deste centro de produção para a economia, o Produto Interno Bruto e as exportações portuguesas, bem como para o emprego e o desenvolvimento do tecido empresarial e industrial da região.

Esta nova era de produção verá uma transformação da fábrica de Mangualde “preparada para o futuro”, com novas instalações, tanto na área de montagem como na de ferragem, a otimização da área industrial, e a criação de uma nova linha de montagem de baterias.

Atualmente, a fábrica de Mangualde produz veículos comerciais ligeiros e versões de passageiros dos modelos Citroën Berlingo/Berlingo Van, Fiat Doblò, Opel Combo/Combo Cargo e Peugeot Partner/Rifter.

Mais Artigos