Manuela Ferro é, segundo a lista das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios, elaborada pela Forbes Portugal, a mais poderosa na área da Banca e Finanças, ainda que viva fora do país há vários anos. Lidera, desde setembro de 2021, a área do Leste Asiático e Pacífico do Banco Mundial, com o cargo de vice-presidente, atuando em 38 países, e gere um portfólio de mais de 150 mil milhões de dólares (cerca de 136 mil milhões de euros) e uma equipa de 1.100 pessoas. Antes desta nomeação, foi vice-presidente de Política Operacional e Serviços Nacionais (OPCS) do Banco Mundial, e fez parte do programa de resposta à pandemia e da equipa que negociou os dois aumentos de capital do banco.
A carreira internacional de Manuela Ferro
Natural de Lisboa, Manuela Veiga Ferro, completou, em 1987, uma licenciatura em Engenharia Agronómica, na Universidade de Lisboa, seguindo-se um doutoramento em Economia Aplicada, na Universidade de Standford, tendo sido esta área na qual se especializou. No início da sua carreira foi Professora Auxiliar na Universidade Técnica de Lisboa. Pelo caminho, Manuela Ferro trabalhou também para o governo português em questões relacionadas com a adesão à União Europeia.
Com um total de 80 pontos, Manuela Ferro está em primeiro lugar na sua categoria e em sexta posição da lista global das mulheres portuguesas mais poderosas nos negócios.
Contudo, acabou por construir a sua carreira dentro do Banco Mundial: candidatou-se, em 1994, a esta instituição e, entre os 16 mil candidatos, acabou por conseguir entrar nas 35 vagas existentes. Acumulou mais de 25 anos de experiência de liderança nas regiões pelas quais passou, como a África, a América Latina, as Caraíbas, o Médio Oriente, o Norte de África e o Sul da Ásia. Trouxe para a sua função atual um histórico de modernização de políticas operacionais e de parcerias com países parceiros e clientes. Os seus interesses profissionais incluem a macroeconomia, a teoria dos jogos, o comércio internacional e a economia do trabalho.
A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizadas pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.