O gestor português Manuel Pina foi escolhido pela Otovo, marketplace de instalação de painéis solares e baterias no segmento residencial, para liderar os destinos do mercado espanhol e francês. Uma função que vai acumular com a direção do mercado nacional, cargo que ocupa desde que a multinacional norueguesa entrou em Portugal. A nomeação tem efeitos já a partir de novembro.
O agora Managing Director Iberia & France terá como principais responsabilidades “a gestão das equipas nos três mercados identificados com foco particular no incremento das vendas e na consolidação da posição e do negócio da Otovo em cada uma destas realidades”, esclarece a empresa em comunicado.
Manuel Pina já detalhou algumas mudanças nas operações, que considera essenciais, para cumprir com estes objetivos: “Maior foco em novos canais de vendas online e offline, criação de sinergias entre os diferentes mercados ao nível de posições funcionais, tais como operações, marketing ou recursos humanos, e aumento de eficiências tendo por base o centro operacional que serve a Otovo a partir de Madrid”.
Sobre os desafios do novo cargo, Manuel Pina assume que a responsabilidade é grande. “Espanha e França são mercados de solar fotovoltaico com um nível de maturidade superior ao português e com muitos desafios ao nível operacional, concorrencial e regulatório”. O gestor remata dizendo que “estou entusiasmado com a oportunidade de aprendizagem e por poder ajudar a Otovo a consolidar a sua posição nestas regiões”.
A Otovo, fundada na Noruega em 2016, está presente em 13 mercados: Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Países Baixos e Reino Unido. Desde então refere que já ajudou mais de 30 mil clientes a adotar a energia solar em toda a Europa.