A era da transformação digital continua a revolucionar o dia a dia em diferentes áreas. O sistema financeiro não é exceção e as soluções digitais que apresenta estão a conquistar adeptos. E já há números a provar esta realidade.
O último estudo Observador Cetelem marca do grupo BNP Paribas Personal Finance, conclui que, pelo menos, 81% dos portugueses que já utilizam meios de pagamento digitais, enquanto 43% recorrem a estas ferramentas regularmente para pagar tanto as compras e despesas em estabelecimentos físicos como online.
O Observador Cetelem revela ainda que 19% “fazem-no apenas ocasionalmente e 28% utilizam estes meios de pagamento apenas para compras online”.
No mesmo estudo pode ler-se que o MB Way, os cartões virtuais, as transferências e os pagamentos online através de referências multibanco, estão entre os meios de pagamento mais utilizados nos dias de hoje. Estes são também os meios que os portugueses antecipam que vão continuar a ser os mais utilizados no futuro (com 69%, 59% e 41% respetivamente).
O estudo destaca ainda que, do top 5, fazem parte o euro digital (52%) e as carteiras eletrónicas (39%) com menor expressão. Isto porque, apesar de “este conceito não seja estranho para os portugueses, com 8 em cada 10 a afirmarem já terem ouvido falar em “carteira digital/eletrónica/virtual”, há ainda uma grande percentagem (48%) que não sabe exatamente do que se trata”.