A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) anunciou o regresso ao Funchal do congresso que reúne profissionais e líderes do setor da hotelaria e turismo. Sob o mote “Horizonte 2030”, na agenda desta 34ª edição do Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo estarão temas subordinados ao conceito de sustentabilidade. O congresso decorre entre os dias 21 e 23 de fevereiro.
Citada em comunicado, a vice-presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, realça que o Congresso “está totalmente orientado para a sustentabilidade do negócio turístico-hoteleiro: para demonstrar às nossas empresas que seguramente têm desafios difíceis pela frente, mas podem e devem liderar uma transformação positiva em direção a um futuro sustentável. Cristina Siza Vieira sublinha ainda que “não só a sustentabilidade é negócio, como não há negócio se este não for sustentável”.
A AHP explica a escolha do tema lembrando que será “o fim de uma década. Da década de make-or-break, usando a expressão determinante do “Fit for 55”, ou “Objetivo 55”: meta da UE de reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55 % até 2030”.
A associação que reúne mais de 800 entidades da indústria da hotelaria destaca ainda que é “o número mágico da Agenda 2030 aprovada pelas Nações Unidas, que engloba os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte integrante do plano de ação internacional para o Desenvolvimento Sustentável (económico, social e ambiental) de forma interligada, considerando ainda os domínios da paz e segurança, o combate às alterações climáticas, a promoção do crescimento económico inclusivo e a adoção de padrões de consumo sustentáveis”.
O programa arranca no dia 21 de fevereiro à tarde, em que, o destaque será dado Madeira com a realização da mesa-redonda “Evolução e Inovação na Hotelaria: da História à Visão de futuro na Madeira e no País”, que irá contar com cinco nomes de hoteleiros com origem no Arquipélago madeirense: Dionísio Pestana, Pestana Hotels; António Trindade, PortoBay Hotels & Resorts; Ricardo Farinha, Savoy Signature e Filipa Jardim Fernandes, Dorisol Hotels.
O segundo dia do evento terá um painel com o nome “À Conversa com…”, em que, António Vitorino, será o convidado para debater o tema “Nova Ordem Mundial: Desafios Globais e Oportunidades Emergentes”. A AHP lembra que este orador “partilhará as suas reflexões e expectativas sobre as mudanças em curso e em perspetiva, que moldarão a geopolítica, economia, segurança, direitos humanos e cooperação internacional. E ainda os desafios com que a UE, em alargamento sofrido e com eleições à porta, se debate, interna e internacionalmente”. António Vitorino conta com uma carreira nacional e internacional reconhecida, tendo sido Comissário Europeu para a Justiça e Assuntos Internos e depois Diretor Geral da Organização Internacional para as Migrações.