Depois de um 2023 sem competição, 2024 começa com o pé direito. O Canhão da Nazaré acordou e, esta segunda-feira, as ondas grandes regressam à Praia do Norte. Está dado o sinal verde para o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge.
O alerta começou por ser amarelo, indicando a possibilidade de a competição começar em 72 horas, mas no sábado chegaram as certezas. A World Surf League anunciou o evento para esta segunda-feira, com a primeira chamada por volta das 8h45.
“Estamos muito entusiasmados com as condições que se avizinham para segunda-feira”, afirmou Rob Gunning, Diretor do WSL Europe Tour, num comunicado emitido no passado sábado. “Tem sido um inverno lento até agora em termos de grandes ondulações e desta vez parece que tudo está a tender na direção certa. Esperamos que as ondas apareçam e com os ventos fracos esperados. Os melhores surfistas de ondas grandes do mundo estão prontos para dar um espetáculo”.
Os 18 surfistas em prova vão competir em duplas. Serão heats de 40 minutos e cada equipa vai competir em dois heats. Em prova estarão os prémios de melhor performance masculina e feminina, melhor performance em equipa e prémio de maior empenho. Do grupo de surfistas, destaque para os quatro portugueses em competição. Nic von Rupp fará dupla com o francês Clement Roseyro, uma vez que a lesão de Kay Lenny levou o brasileiro Pedro Scooby, anunciado inicialmente como parceiro do português, a juntar-se a Lucas Chianca. João de Macedo e António Silva são a única dupla portuguesa em prova e António Laureano vai competir ao lado da brasileira Maya Gabeira.
Equipa 1: Lucas Chianca (BRA) & Pedro Scooby (BRA)
Equipa 2: Nic von Rupp (POR) & Clement Roseyro (FRA)
Equipa 3: Andrew Cotton (GBR) & Will Skudin (USA)
Equipa 4: Rodrigo Koxa (BRA) & Vitor Faria (BRA)
Equipa 5: João de Macedo (POR) & António Silva (POR)
Equipa 6: Sebastian Steudtner (GER) & Eric Rebiere (FRA)
Equipa 7: Maya Gabeira (BRA) & António Laureano (PRT)
Equipa 8: Michelle Des Bouillons (BRA) & Ian Cosenza (BRA)
Equipa 9: Pierre Rollet (FRA) & Rafael Tapia (CHL)
Leia também: