Lusofonia: Swissport vence concurso para privatização parcial da CV Handling em Cabo Verde

O Governo cabo-verdiano anunciou que a empresa Swissport (Suíça) é a vencedora da terceira fase do concurso internacional para a privatização parcial da Cabo Verde Handling (CV Handling), empresa de assistência aos sete aeroportos e aeródromos do arquipélago. "De acordo com o relatório final aprovado pelo Conselho de Ministros, foram admitidas as três propostas apresentadas,…
ebenhack/AP
A Swissport é a vencedora da terceira fase do concurso internacional para a privatização parcial da Cabo Verde Handling (CV Handling), anunciou o governo local. A CV Handling foi criada em 2014 e é a única operadora licenciada para prestar serviços de assistência ao transporte aéreo em Cabo Verde, mantendo a exclusividade.
Negócios

O Governo cabo-verdiano anunciou que a empresa Swissport (Suíça) é a vencedora da terceira fase do concurso internacional para a privatização parcial da Cabo Verde Handling (CV Handling), empresa de assistência aos sete aeroportos e aeródromos do arquipélago. “De acordo com o relatório final aprovado pelo Conselho de Ministros, foram admitidas as três propostas apresentadas, tendo sido graduada em primeiro lugar a proposta da Swissport International”, informou o Governo em comunicado.

O processo, conduzido pela Unidade de Acompanhamento do Setor Empresarial do Estado (UASE), começou em fevereiro de 2024 e tinha como objetivo selecionar um parceiro estratégico para comprar até 51% do capital da CV Handling. As três empresas que enviaram propostas vinculativas foram: Swissport (Suíça), Menzies (Escócia) e Çelebi (Turquia).

Com um capital próprio de 9,6 milhões de euros e 498 trabalhadores, a CV Handling registou um volume de negócios de 16 milhões de euros em 2024 e prevê atender 2,3 milhões de passageiros em 2030.

Após analisar todas as propostas, a UASE elaborou um relatório detalhado com a avaliação e classificação, que foi aprovado pelo Conselho de Ministros. Com base nesta decisão, será agora aberta uma fase de negociação com a Swissport. As outras empresas poderão ser chamadas caso não se chegue a acordo.

O Governo destacou que a forte participação de operadores internacionais demonstra o interesse global em investir em Cabo Verde, reforçando a confiança no país e a transparência dos procedimentos.

A CV Handling foi criada em 2014 e é a única operadora licenciada para prestar serviços de assistência ao transporte aéreo em Cabo Verde, mantendo a exclusividade, até que cada aeroporto atinja um movimento superior a dois milhões de passageiros ou 25 mil toneladas de carga.

Com um capital próprio de 9,6 milhões de euros e 498 trabalhadores, a empresa registou um volume de negócios de 16 milhões de euros em 2024 e prevê atender 2,3 milhões de passageiros em 2030.

(Lusa)

Mais Artigos