A Lusíadas Saúde apresentou, esta terça-feira, a nova unidade hospitalar do Grupo, o Hospital Lusíadas Vilamoura, que irá criar cerca de 250 novos empregos no Algarve e envolverá um investimento superior a 10 milhões de euros, dos quais cerca de quatro milhões de euros referem-se a infraestruturas e mais de seis milhões destinam-se à aquisição de equipamentos de última geração.
O arranque do projeto foi hoje assinalado com a assinatura do contrato entre a Lusíadas Saúde e a Vilamoura World, numa cerimónia que contou com a presença de Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé.
Com a data de conclusão dos trabalhos da primeira fase a apontar, nesta altura, para o início do segundo semestre de 2023, a Lusíadas Saúde reabilitará o edifício Lusotur, da Vilamoura World, desenhado pelo arquiteto Francisco Keil do Amaral. Toda a infraestrutura ficará pronta até ao final de 2023.
O contrato de arrendamento entre a Lusíadas Saúde e a Vilamoura World tem a duração de 30 anos.
De acordo com Vasco Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde, “este investimento numa nova unidade hospitalar é mais um passo na materialização do projeto de expansão e de consolidação do nosso Grupo. É também uma nova demonstração do nosso compromisso com a saúde dos portugueses e com o futuro do setor da saúde em Portugal”.
Para Vasco Antunes Pereira, o Hospital Lusíadas Vilamoura “reforçará a oferta de cuidados de saúde no mais extenso e populoso município algarvio e dará um contributo para o desenvolvimento socioeconómico da região, de forma duradoura e sustentável”.
Para João Brion Sanches, CEO da Vilamoura World, “este é um passo importante na estratégia que temos definida desde o início do mandato e que tem como missão tornar Vilamoura no melhor destino do Algarve para viver, passar férias e investir”.
Unidade hospitalar de Vilamoura irá criar 250 postos de trabalho
“O acesso aos melhores cuidados de saúde é fundamental para os residentes de Vilamoura e para todas as pessoas que elegem Vilamoura para as suas férias. Estamos certos de que este hospital terá um impacto muito positivo em Vilamoura, complementando de forma muito profissional os serviços na área da saúde e dotando Vilamoura de mais uma infraestrutura que a torna um destino único no Algarve e no país”, aponta João Brion Sanches.
Construída de raiz, esta unidade com 1.700 metros quadrados está a ser idealizada, de acordo com o grupo hospitalar, para ser o primeiro Hospital FOR ALL do país, ou seja, uma unidade projetada para ser inclusiva, quer na vertente da acessibilidade, quer em matéria de empregabilidade.
Vilamoura terá um projeto clínico sob a alçada de Pedro Oliveira, CEO das unidades que integram o Cluster Lusíadas Algarve.
É também, de acordo com este grupo privado, o primeiro hospital a sul do país dedicado em exclusivo à cirurgia de ambulatório, e o segundo do Grupo Lusíadas após a abertura de Braga em novembro de 2020.
Em termos de capacidade, a unidade incluirá atendimento permanente, mais de 20 gabinetes de consultas, salas de tratamentos e exames, salas de bloco operatório e de pequena cirurgia, unidade de Gastrenterologia e área de Imagiologia, dotada de equipamentos tecnológicos especializados e de vanguarda, tais como ressonância magnética, tomografia computorizada (TAC), Raio-X, Mamografia, Ecografia, entre outros.