O Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Manuel dos Anjos Ferreira, foi eleito Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). O mandato será de três anos, de 2026 até 2029.
Luís Ferreira será coadjuvado pelo Reitor da Universidade do Minho, Pedro Arezes que assumirá o cargo de Vice-Presidente do CRUP.
Professor catedrático e Reitor da Universidade de Lisboa desde 2021, Luís Ferreira tem desenvolvido um percurso académico e institucional marcado pela ligação à ciência, inovação e políticas de ensino superior, liderando uma das mais relevantes universidades do país.
No seu programa de ação, o Reitor destaca o progresso significativo das últimas décadas, com Portugal a aproximar-se dos padrões internacionais de qualificação, sublinhando, contudo, a necessidade de responder a fragilidades persistentes, como o subfinanciamento crónico das instituições, as limitações à autonomia universitária e os desafios na valorização de recursos humanos.
A visão apresentada aponta para universidades mais abertas, flexíveis e centrais no desenvolvimento económico, social e cultural do país, assumindo um papel determinante na produção de conhecimento e na formação de cidadãos.
Luís Ferreira defende ainda um CRUP mais interventivo e influente, capaz de se afirmar como interlocutor estratégico junto do Governo e como agente ativo na definição de políticas públicas para o ensino superior e a ciência.
Luís Ferreira sucede a Paulo Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, que exerceu funções como Presidente do CRUP desde 2023.
A tomada de posse está agendada para a próxima reunião plenária do CRUP, a realizar no dia 11 de maio, na Universidade de Évora.





