“The EB110 & The Last Bugatti Racing Cars” (“O EB110 e os últimos carros de corrida Bugatti”) é um trabalho inovador de 440 páginas que contém 700 fotografias de época, imagens históricas e esboços originais, a maioria dos quais nunca antes publicados, do EB110, superdesportivo com motor central-traseiro produzido pela Bugatti na década de 1990 e que contou com versões desportivas.
Escrito por Johann Petit e Pascal van Mele e editado por Julius Kruta – historiador Bugatti e ex-chefe do departamento de tradição da Bugatti Automobiles – este livro acabado de lançar já está a evidenciar uma valorização estonteante – verdadeiramente ao nível dos modelos Bugatti.
O livro, que tem uma luxuosa impressão de cinco cores (metálica) e pesa cerca de 6 quilos, possui uma tiragem limitada a 330 exemplares e estará disponível, cada unidade, a 900 dólares, cerca de 900 euros. Porém, em Pebble Beach, EUA, a primeira cópia da obra, a 001, foi vendida por uns impressionantes £39.000, cerca de 45 mil euros.
Três versões do livro, que tem 33 cm x 33 cm x 3 cm de dimensão, foram publicadas, com conteúdo idêntico, todas numeradas, mas com três capas diferentes: 110 cópias de “GT Edition” (capa preta); 110 cópias de “LM Edition” (capa azul); e 110 cópias de “IMSA Edition” (capa prateada).
“São as fotos, tanto quanto o texto, que transportam o leitor através da extraordinária história do EB110 – o nascimento, crescimento e fim abrupto daquele supercarro notável e a fábrica revolucionária por trás dele”, acentua Julius Kruta.
“A história da ambição ardente de Romano Artioli de criar um carro de sucesso mundial numa fábrica futurista – e o trágico final desses sonhos – parece um roteiro de filme de Hollywood. Este é um carro que estabeleceu padrões e quebrou recordes mundiais – um ícone automotivo instantâneo –, mas as únicas referências disponíveis ao público tendem a ser artigos de época em revistas de automobilismo”, diz Julius Kruta.
O trampolim para este livro foi um trabalho mais curto sobre os últimos carros de corrida Bugatti, lançado em 2020. Mas tal foi o entusiasmo que gerou, o editor e os autores decidiram recomeçar do zero, como explica Kruta: “Quando o nosso livro anterior sobre os últimos carros de competição da Bugatti causou um tsunami de interesse, percebemos que havia uma necessidade reprimida de um trabalho abrangente sobre toda a história do Bugatti EB110: algo que capturasse o sonho, o surgimento, o desenvolvimento e o sucesso deslumbrante do conto de fadas sem despesas. E, também, o seu fim abrupto e trágico”.
Então, refere o historiador da Buggatti, “foi exatamente isso que fizemos com o nosso livro, 30 anos depois. Trabalhamos incansavelmente para adquirir muitas centenas de imagens de época nunca antes vistas de Artioli e outros protagonistas importantes, o carro e os acontecimentos na fábrica, e elaboramos meticulosamente o texto para contar a história completa – às vezes chocante. Agora orgulhosamente lançamos o livro: ‘The EB110 & The Last Bugatti Racing Cars’”.
O livro 001 foi vendido em leilão num jantar exclusivo em Pebble Beach, com todos os rendimentos a irem para a instituição de caridade da Pebble Beach. Este exemplar foi comprado pelo proprietário e curador da The Pearl Collection.