Livraria Lello abre portas para visitas comentadas por arquitetos. É este fim-de-semana

Na sua 10.ª edição, o Open House Porto convida a mergulhar no património arquitetónico e na visão de futuro da cidade do Porto e a Livraria Lello volta a integrar a programação com visitas ao edifício histórico na Rua das Carmelitas e, pela primeira vez, à futura Sede, na Rua das Galerias de Paris. “Mais…
ebenhack/AP
Durante o fim de semana, o público poderá visitar, gratuitamente, o edifício histórico da Livraria Lello e conhecer o projeto de expansão assinado por Álvaro Siza Vieira, a ser inaugurado em 2026.
Negócios

Na sua 10.ª edição, o Open House Porto convida a mergulhar no património arquitetónico e na visão de futuro da cidade do Porto e a Livraria Lello volta a integrar a programação com visitas ao edifício histórico na Rua das Carmelitas e, pela primeira vez, à futura Sede, na Rua das Galerias de Paris.

“Mais do que abrir portas, esta participação revela ao público a estratégia cultural, literária e urbana que a Livraria Lello tem vindo a desenhar para o Porto — uma cidade mais habitável, coesa e próxima”, apontam os responsáveis da empresa, que defendem o conceito da “cidade dos 15 minutos”, onde trabalho, cultura e bem-estar convivem num território regenerado, criativo e profundamente humano.

Assim, durante o fim de semana, o público poderá visitar, gratuitamente, o edifício histórico da Livraria Lello, ícone singular do neogótico, e conhecer o projeto de expansão assinado por Álvaro Siza Vieira, a ser inaugurado em 2026. A visita especial será guiada pelo arquiteto António Choupina, no sábado, às 21h00, e incluirá conteúdos inéditos sobre a intervenção em curso.

Já a futura Sede da Livraria Lello, projetada por Nuno Valentim, será palco de visitas orientadas com foco na visão estratégica e na valorização do talento em torno de um espaço desenhado para acolher a equipa em crescimento e trazer a cultura para o centro da vida profissional. Será também neste espaço que os visitantes poderão conhecer os projetos futuros da Livraria Lello para o centro da cidade, com assinatura de nomes como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, e Álvaro Leite Siza.

As visitas, também gratuitas, decorrem no sábado e domingo, com destaque para os seguintes momentos comentados por Frederico Eça (sábado, 12h), Juliano Ribas (sábado, 15h), Mariana Menezes (sábado, 16h), Lucy Gipson-Stratton (domingo, 11h, em inglês), Nuno Valentim (domingo, 12h) e Miguel Góis (domingo, 16h30).

“Acreditamos que a cultura pode recentrar o Porto — criando valor social, educativo e económico, e devolvendo à cidade uma centralidade afetiva e criativa. Ao partilharmos o que está a ser feito com a cidade e para a cidade, afirmamos que o futuro se constrói com as pedras certas. Cada edifício, cada gesto arquitetónico, é parte de um arco maior — onde a cultura não é apenas expressão, mas infraestrutura de um Porto mais habitável, mais belo e mais feliz”, afirma Aurora Pedro Pinto, administradora da Livraria Lello

Livraria Lello – Rua das Carmelitas, 144
Sábado, 5 de julho | 19h30 – 23h30
Visitas de 30 minutos (máx. 25 pessoas por grupo)
Piso 0: História e património original
Piso 1: Projeto de expansão (Álvaro Siza Vieira)

Headquarters Livraria Lello – Rua das Galerias de Paris, 66
Sábado, 5 julho | 10h00 – 18h30
Domingo, 6 julho | 10h00 – 17h30
Visitas de 30 minutos (máx. 15 pessoas por grupo)

A Livraria Lello é hoje mais do que “a livraria mais bonita do mundo”. Os seus responsáveis destacam o facto de ser também “uma ideia de cultura com impacto, um projeto literário com vocação urbana e uma marca portuguesa com ambição global que, nos últimos anos, cresceu de 8 para mais de 60 colaboradores”, numa equipa multidisciplinar “que junta livreiros, curadores, engenheiros, designers, editores, gestores e outros talentos, com a missão de inspirar o mundo a ler”.

Com a inauguração da expansão da Livraria em 2026 e dos novos projetos culturais na Rua do Loureiro em 2027, prevê-se triplicar a equipa.

Mais Artigos