A Forbes atualizou a lista dos 10 bilionários mais ricos do mundo. Os nomes do setor de tecnologia dominam o Top10, sendo que, no ranking continua a haver um “outsider” representante do mercado de luxo.
De acordo com as contas da Forbes o património líquido combinado das 10 pessoas mais ricas do planeta aumentou “apenas” 1%, qualquer coisa como 21 mil milhões de euros, atingindo os 2,13 biliões de dólares.
A explicação para este ganho modesto resulta do facto de agosto ter sido um mês misto para os bilionários mais ricos do mundo: seis deles viram o seu património crescer e quatro ficaram mais “pobres”, já que várias ações de tecnologia que estavam com uma tendência de alta acabaram por decrescer.
Face a este cenário, quem saiu a ganhar foram Larry Page e Sergey Brin, da Alphabet, cujas fortunas aumentaram em 20,3 mil milhões de dólares e 15,1 mil milhões de dólares, respetivamente. As ações da gigante motor de buscas subiram quase 9%, atingindo um recorde histórico. Larry Page manteve-se como a quinta pessoa mais rica do mundo, enquanto Sergey Brin subiu uma posição, para o sexto lugar.
O cofundador do Google tirou o lugar a Jensen Huang, da Nvidia, que caiu para a nona posição, depois da sua fortuna encolher 3,5 mil milhões de dólares. As ações da tecnológica caíram mais de 3% no último dia de agosto, justificado com as preocupações com a China após o anúncio da Alibaba de que estava desenvolvendo seu próprio chip.
O maior perdedor de agosto foi o maior ganhador de julho. Larry Ellison, cofundador da Oracle, perdeu quase 29 mil milhões depois de ter arrecadado 37 mil milhões de dólares no mês anterior. As ações da sua empresa de software e computação em nuvem caíram quase 10% no mês passado.
Bernard Arnault, continua a ser o único não americano entre os 10 mais ricos, subiu para a sétima posição, transitando do décimo lugar, graças a um aumento de 11,2 bilhões mil milhões de dólares no património líquido, em parte devido às margens resilientes do seu império de luxo LVMH.
A não novidade: pelo 16º mês consecutivo, Elon Musk, mantém o título de pessoa mais rica do planeta. O dono da Tesla e da plataforma X tem uma fortuna de 415,6 mil milhões de dólares, mais 14,4 mil milhões de dólares face ao mês passado, o suficiente para ampliar a distância entre ele e o segundo mais rico, Larry Ellison, fundador da Oracle, para 144,7 mil milhões de dólares.
A mulher mais rica do mundo é Alice Walton, filha do fundador do Walmart, Sam Walton. No dia 1 de setembro contava com um património estimado em 106,5 mil milhões de dólares figurando como a 17ª pessoa mais rica do mundo. A sua fortuna vem da participação acionista que possui na cadeia de retalho Walmart, herdada do falecido pai.
A Forbes acompanha os bilionários do mundo desde 1987, sendo que, em abril de 2025, 3.028 pessoas figuravam na lista anual.
Aqui fica o ranking dos 10 mais ricos do planeta referente ao início de setembro, segundo a Forbes (Valores em dólares).
1.Elon Musk (Tesla, SpaceX e X): 415,6 mil milhões
2.Larry Ellison (Oracle): 270,9 mil milhões
3. Mark Zuckerberg (Meta): 253 mil milhões
4. Jeff Bezos (Amazon): 240,9 mil milhões
5. Larry Page (Google): 178,3 mil milhões
6. Sergey Brin (Google): 165,9 mil milhões
7. Bernard Arnault (LVMH): 154,1 mil milhões
8. Steve Ballmer (Microsoft): 151,3 mil milhões
9. Jensen Huang (Nvidia): 150,4 mil milhões
10. Warren Buffett (Berkshire Hathaway): 150,4 mil milhões
Com Forbes Internacional