O Porto de Lisboa integrou a escala inaugural do Brilliant Lady, navio que se junta à frota da Virgin Voyages composta pelos três outros “irmãos” Scarlet Lady, Valiant Lady e Resilient Lady. O cruzeiro inaugural do navio está agendado para partir de Nova Iorque a 5 de setembro de 2025, mas a capital portuguesa já recebeu este novo “gigante dos mares”.
Construído nos estaleiros da Fincantieri, em Itália, o navio mede 278 metros de comprimento. Com 110 mil toneladas e 1.408 cabines, o Brilliant Lady tem capacidade para 2.770 passageiros e 1.160 tripulantes. Uma das suas grandes novidades é a possibilidade de atravessar o Canal do Panamá, graças ao design adaptado às novas eclusas — 38 metros de boca, alterações estruturais nas varandas e nova disposição dos botes salva-vidas. A embarcação está equipada com quatro geradores Diesel-elétricos e dois propulsores POD (Podded Propeller) de rotação total, garantindo maior manobrabilidade e eficiência hidrodinâmica.
O navio posiciona-se no segmento de cruzeiros de luxo. Para a Administração do Porto de Lisboa, a visita confirmou o crescente reconhecimento da cidade como destino de excelência. “É com grande satisfação que receberemos, pela primeira vez, o Brilliant Lady. Esta visita confirma o posicionamento de Lisboa como destino de excelência e a confiança crescente dos operadores internacionais na nossa capacidade de acolhimento”, refere a entidade em comunicado.
A chegada foi assinalada com a entrega da tradicional placa comemorativa ao comandante, numa cerimónia a bordo, acompanhada por rebocadores da Portugs que marcaram a entrada oficial do navio em águas portuguesas.
Depois de Lisboa, o Brilliant Lady seguiu para Portsmouth, Reino Unido.