As Nações Unidas, com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia, vão acolher a Conferência dos Oceanos da ONU em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho de 2022, a qual pretende contribuir para a implementação do objetivo de desenvolvimento sustentável 14 “Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.
Para assinalar o arranque desta Conferência, a 1000 Ocean Startups (coligação global dedicada a acelerar inovação com impacto positivo nos oceanos) e a Faber (sociedade de capital de risco especializada em tecnologias emergentes e membro português desta coligação) vão reunir o ecossistema nacional e internacional de startups, empreendedores, investidores, incubadoras, aceleradoras, fundações e parceiros que impulsionam a inovação para o impacto nos oceanos e a ação climática.
O evento tem lugar a 27 de junho, às 18h no SUD, acompanhando, assim, o arranque da Conferência dos Oceanos da ONU, que decorrerá em Lisboa.
Trata-se de um evento equivalente à Web Summit só que focado no empreendedorismo de impacto na área da economia azul.
Em conjunto com a Builders Vision e com outros parceiros internacionais da 1000 Ocean Startups (como a SWEN Capital Partners, a Katapult Ocean, a Sustainable Ocean Alliance e a Ocean Hub Africa), o evento reúne em Portugal um conjunto de convidados que irão abordar tópicos relacionados com o investimento de impacto e o apoio fornecido por programas de incubação, aceleração e apoio ao empreendedorismo direcionados para startups inovadoras com impacto positivo na sustentabilidade dos oceanos e ação climática.
O evento contará com um conjunto de oradores de referência, como Minna Epps (IUCN’s Global Marine & Polar Programme), Tiago Pitta e Cunha (Fundação Oceano Azul), Kate Danaher (S2G Ventures), Rita Sousa e Alexandre Barbosa (Faber), Christian Lim (Swen Capital Partners), Ted Janulis (Investable Oceans), Ingrid Maurstad (Katapult), Daniela Fernandez (Sustainable Ocean Alliance), Alexis Grosskopf (Ocean Hub Africa), Aurelie Dubois (Respect Ocean), Filipa Saldanha (Blue Bio Value), Ron Tardiff (Uplink), entre outros, que terão oportunidade de estabelecer contactos e partilhar experiências com o ecossistema nacional.
Os empreendedores e startups poderão registar-se neste link.
“A 1000 Oceans Startups é uma coligação ímpar na área da inovação de impacto para os oceanos. Estou certa que vai ser uma oportunidade única para reunir os principais empreendedores e players do ecossistema nacional e internacional dedicados à Economia Azul sustentável”, afirma Rita Sousa, Partner da Faber (Ocean / Climate Tech).
“Como uma plataforma de impacto dedicada à criação de um planeta mais humano e saudável, transformando mentes e mercados para o bem, a Builders Vision tem o prazer de fazer parte da 1000 Ocean Startups, uma rede mundial de parceiros que procuram desenvolver a comunidade de startups de negócios focadas na saúde e na sustentabilidade dos oceanos. Neste sentido, no âmbito da Década do Oceano da ONU, acreditamos que há um impulso considerável para o desenvolvimento de negócios que não ganhem dinheiro apenas, mas, mais importante, o façam de forma a regenerar o nosso oceano. A 1000 Ocean Startups é uma contribuição fundamental para esse esforço”, salienta Peter Bryant, Senior Program Director da Builders Vision.
“Há um impulso considerável para o desenvolvimento de negócios que não ganhem dinheiro apenas, mas, mais importante, o façam de forma a regenerar o nosso oceano”, diz Peter Bryant, da Builders Vision.
“A 1000 Ocean Startups é o maior encontro de facilitadores de soluções para um oceano mais sustentável em todo o mundo. Durante a UNOC em Lisboa, altura em que os decisores políticos e industriais estarão reunidos, a 1000 Ocean Startups dá aos inovadores e facilitadores de inovação a oportunidade de se reunirem para uma sessão de networking e para uma noite onde empreendedores, especialistas e fundos se encontrarão para catalisar a mudança”, defende Alexis Grosskopf, CEO da OceanHubAfrica.
“A 1000 Ocean Startups é uma rede única de 24 organizações diferentes de todo o mundo. A coligação consiste em venture capitals, aceleradoras, incubadoras, competições e plataformas, todos centrados em startups com ótimas soluções para combater as alterações climáticas e regenerar a saúde dos oceanos. Estamos ansiosos para reunir a rede da coligação para nos conhecermos pessoalmente. Quem quer saber o que está a acontecer no ecossistema de startups de impacto do oceano, este é provavelmente o lugar onde encontrará as pessoas mais experientes reunidas na mesma sala”, acrescenta Ingrid Maurstad, Commercial Manager da Katapult Ocean.
1000 Ocean Startups
A 1000 Ocean Startups é uma coligação que reúne o ecossistema global de incubadoras, aceleradoras, competições, plataformas e sociedades de capital de risco que apoiam startups para impacto oceânico, com o objetivo de escalar, pelo menos, 1000 startups transformadoras para restaurar a saúde dos oceanos e alcançar o objetivo de desenvolvimento sustentável 14 da ONU.
Faber e o seu fundo temático Blue Pioneers I
Como membro da 1000 Ocean Startups, a Faber, sociedade de capital de risco portuguesa especializada em investimento em startups “deep tech” nas suas fases iniciais de desenvolvimento, lançou no final de 2021 o seu fundo temático “Faber Blue Pioneers I” dedicado a startups, que estejam a desenvolver soluções inovadoras de alta tecnologia com ambição global, em áreas como a biotecnologia azul, inovação alimentar e aquacultura sustentável, tecnologias para a limpeza dos oceanos e descarbonização de múltiplas indústrias ou tecnologias inteligentes na área dos dados e robótica para o setor marítimo, principalmente com origem em Portugal e no Sul da Europa.