Lince Capital já investiu 140 milhões de euros em startups e prepara novo fundo

Sword Health, Feedzai, iLoF, e Nutrium são algumas das startups – as duas primeiras já são unicórnios – apoiadas pela Lince Capital, sociedade de capital de risco portuguesa, que nasceu em 2016. Ao todo são 36 as empresas de base tecnológica e de investigação e desenvolvimento – 34 das quais portuguesas - nas quais já…
ebenhack/AP
A empresa de capital de risco portuguesa, Lince Capital, acaba de anunciar que vai lançar um novo fundo, dotado de 20 milhões de euros, para investir em empresas das áreas de tecnologia e saúde.
Negócios

Sword Health, Feedzai, iLoF, e Nutrium são algumas das startups – as duas primeiras já são unicórnios – apoiadas pela Lince Capital, sociedade de capital de risco portuguesa, que nasceu em 2016. Ao todo são 36 as empresas de base tecnológica e de investigação e desenvolvimento – 34 das quais portuguesas – nas quais já investiu ao longo destes mais de nove anos, atingindo um investimento total de 140 milhões de euros.

A empresa liderada por Vasco Pereira Coutinho anuncia agora que, além de ver a sua posição consolidada no panorama nacional de capital de risco privado, tendo atraído mais de 800 investidores nacionais e internacionais só nos últimos cinco anos, vai lançar um novo fundo para a inovação made in Portugal. O novo instrumento financeiro, o Lince Innovation Fund V, tem um capital-alvo de 20 milhões de euros, e destina-se a investir em empresas portuguesas dos setores da tecnologia e da saúde, com uma duração de 10 anos e um período de investimento de três anos.

“Ultrapassar os140 milhões de euros de investimento é um marco que confirma a confiança dos investidores e a dinâmica do ecossistema de venture capital português”, diz Tomás Lavin Peixe, head of Venture Capital da Lince Capital. 

Os fundos de capital de risco da Lince Capital passam agora a ser cinco – vão do Lince Capital Innovation Fund I ao V –, sendo que o I e o II já estão 100% alocados. No seu portefólio estão ainda empesas como a Lyzer, a Coverflex, a Musiversal, a BHOUT e a Kencko, entre outras.

Tomás Lavin Peixe, head of Venture Capital da Lince Capital, citado em comunicado, diz a propósito que “Ultrapassar os140 milhões de euros de investimento é um marco que confirma a confiança dos investidores e a dinâmica do ecossistema de venture capital português. Portugal tem talento e ideias capazes de competir à escala global. O nosso papel é dar-lhes as condições e o capital necessários para crescerem de forma sustentável. O lançamento do novo fundo é mais um passo nessa nossa missão”. A Lince Capital tem uma equipa total de 26 colaboradores, seis dos quais especializados e totalmente dedicados à área de venture capital.

Mais Artigos