Sword Health, Feedzai, iLoF, e Nutrium são algumas das startups – as duas primeiras já são unicórnios – apoiadas pela Lince Capital, sociedade de capital de risco portuguesa, que nasceu em 2016. Ao todo são 36 as empresas de base tecnológica e de investigação e desenvolvimento – 34 das quais portuguesas – nas quais já investiu ao longo destes mais de nove anos, atingindo um investimento total de 140 milhões de euros.
A empresa liderada por Vasco Pereira Coutinho anuncia agora que, além de ver a sua posição consolidada no panorama nacional de capital de risco privado, tendo atraído mais de 800 investidores nacionais e internacionais só nos últimos cinco anos, vai lançar um novo fundo para a inovação made in Portugal. O novo instrumento financeiro, o Lince Innovation Fund V, tem um capital-alvo de 20 milhões de euros, e destina-se a investir em empresas portuguesas dos setores da tecnologia e da saúde, com uma duração de 10 anos e um período de investimento de três anos.
“Ultrapassar os140 milhões de euros de investimento é um marco que confirma a confiança dos investidores e a dinâmica do ecossistema de venture capital português”, diz Tomás Lavin Peixe, head of Venture Capital da Lince Capital.
Os fundos de capital de risco da Lince Capital passam agora a ser cinco – vão do Lince Capital Innovation Fund I ao V –, sendo que o I e o II já estão 100% alocados. No seu portefólio estão ainda empesas como a Lyzer, a Coverflex, a Musiversal, a BHOUT e a Kencko, entre outras.
Tomás Lavin Peixe, head of Venture Capital da Lince Capital, citado em comunicado, diz a propósito que “Ultrapassar os140 milhões de euros de investimento é um marco que confirma a confiança dos investidores e a dinâmica do ecossistema de venture capital português. Portugal tem talento e ideias capazes de competir à escala global. O nosso papel é dar-lhes as condições e o capital necessários para crescerem de forma sustentável. O lançamento do novo fundo é mais um passo nessa nossa missão”. A Lince Capital tem uma equipa total de 26 colaboradores, seis dos quais especializados e totalmente dedicados à área de venture capital.





