Liliana Filipa, uma das Under 30 da Forbes Portugal e presença assídua na lista dos mais influentes do Instagram, decidiu este ano passar o seu negócio do digital para um espaço físico. Além do trabalho como influenciadora, que a levou às listas da Forbes, Liliana é a fundadora das marcas Liliana Filipa Brand e Liliana Filipa Swimwear. Durante os primeiros anos de vida do seu negócio, a venda era exclusivamente online, mas agora é possível ver as peças ao vivo antes de as comprar. A sua loja fica na vila de Queijas, em Oeiras, e a Forbes falou com a influenciadora sobre esta nova fase do projeto.
Porque é que esta foi a altura certa para avançar com um espaço físico, depois de o negócio ter nascido no digital?
Apesar de ser um negócio vinculado ao digital para mim sempre foi imprescindível ter um espaço físico, uma vez que comercializo produtos que me obrigam a ter stock físico e de algum volume. O espaço incorpora um design minimalista e elegante, refletindo perfeitamente a essência feminina que é o fundamento da marca. O espaço é multifuncional, com showroom, zona de armazém e expedição, sala de reuniões e de trabalho, e ainda uma copa. A ideia era que todos os espaços, todos os cantos, se pudessem transformar em cenários de estúdio para criação de conteúdo, mas acima de tudo, criar ambientes que proporcionassem um local de trabalho inspirador para toda a equipa.
O que é que este espaço traz ao negócio que de outra forma não conseguiriam ter?
Conseguimos proporcionar ao cliente uma melhor experiência de compra potencializada com a possibilidade de visitarem o showroom e conhecerem cada detalhe da coleção que muitas vezes não é tão percetível através de um ecrã. O facto de ter um showroom permite-me proporcionar aos meus clientes um atendimento personalizado. Acaba por ser um atendimento direcionado para cada cliente de forma individual, onde a equipa consegue compreender os gostos de cada um, acabam por criar uma relação de proximidade com a marca. Aliás eu quero que saiam de lá com a sensação de que fazem parte da Liliana Filipa Brand e com vontade de regressar.
Como correram estes primeiros meses?
Esta nova era da marca tem estado a correr muito bem a todos os níveis, faço um balanço muito positivo. No que toca à dinâmica de trabalho sei que a equipa agora reúne todas as condições para a execução do trabalho no dia a dia e, parecendo que não, acaba por dar ânimo a todas e isso reflete-se. No que diz respeito ao showroom noto que agora as pessoas têm mais vontade de vir visitar e experimentar os artigos e esse era um dos meus objetivos. O facto de ter criado um espaço à imagem da marca faz com que tenha mais vontade de realizar eventos cá. Neste momento já fizemos dois eventos e três dias de Open Day e o feedback foi muito positivo, tivemos muita aceitação por parte dos clientes.
Qual foi o investimento necessário para fazer tudo isto acontecer?
É necessário bastante investimento, mais do que estava à espera tanto a nível estético como a nível de conforto, mas tudo é possível, no tempo certo.
Quais são os planos e objetivos que tens para o futuro da marca?
O meu objetivo é que a marca continue a crescer, que gradualmente comece a internacionalizar e assim chegar a novas pessoas e novos mercados.