Portugal e Marrocos vão passar a ter uma ligação marítima antes do próximo verão. A garantia foi dada pelo Embaixador de Marrocos em Portugal, Othmane Bahnini, no âmbito da apresentação do novo hotel que o Grupo Pestana inaugurou em Tânger, o Pestana Tânger City Center Hotel Suites & Apartments.
Depois de já ter estado prevista para este verão, esta ligação por ferry parece ir avançar, ultrapassando as dificuldades que se têm colocado neste projeto.

Esta data de abertura da ligação avançada pelo embaixador marroquino pode ser considerada como novidade até porque a APS — Administração dos Portos de Sines e do Algarve, entidade que regula o trânsito portuário em Portimão, continua a referir, na sua página da Internet, que “estão a ser avaliadas as condições operacionais do Porto de Portimão, em conjunto com armadores e diversas autoridades, para dar início a uma ligação por ferry entre Portimão e Tânger. Neste momento, ainda não é possível confirmar se a ligação será estabelecida. Logo que exista mais informação sobre este projeto será divulgada neste local”.
Todavia, Othmane Bahnini, que falava no Pestana Palace Lisboa, no Alto Santo Amaro, em Lisboa, deu a garantia de que a nova ligação entre os portos de Portimão e Tânger far-se-á ainda na primeira metade do próximo ano, com ferry-boats com capacidade para transportar passageiros e veículos.
A ligação será assegurada por um operador marroquino e outro português, ainda que o embaixador de Marrocos não tenha identificado o nome dessas empresas.
Salientando o facto de Tânger ser “a cidade marroquina, árabe, africana e muçulmana mais próxima da Europa” e “o segundo pulmão económico de Marrocos, a seguir a Casablanca”, Othmane Bahnini refere que esta nova ligação entre Portugal e Marrocos potenciará a rota comercial entre ambos os países, bem como o fluxo de turistas e de cidadãos marroquinos da diáspora que passam a dispor, assim, de um novo meio de transporte para visitarem o seu país.
Na perspetiva do embaixador, os ferry-boat representarão mesmo um meio alternativo à rodovia para os cerca de 12 mil camiões que circulam, por ano, entre Portugal e Marrocos.
Esta ligação permitirá que Portugal passe a ser uma alternativa de chegada a Marrocos por navio, dentro da Península Ibérica, já que as opções existentes têm dado, até aqui, o exclusivo a Espanha. Dito de outro modo, atualmente, para se chegar a Marrocos sem ser através de avião há o ferry, mas sempre tendo como ponto de ligação Espanha: Algeciras-Ceuta; Tarifa-Tânger; Málaga-Tânger; Motril-Tânger; Motril-Al Hoceima; Motril-Nador; Almería-Nador; Barcelona-Tânger.
Marrocos está empenhado em reforçar as ligações marítimas com a Europa, tendo também aprovado ligações com os portos de Marselha, em França, e Génova, em Itália.