Lidl gera 1.450 milhões de euros para a economia através das exportações

O Lidl Portugal fez as contas e concluiu que o impacto da sua atividade exportadora, de forma direta, indireta e induzida, rendeu, ao longo da última década, 1.450 milhões de euros para a economia portuguesa. De acordo com a retalhista alemã, este valor tem por base um estudo da consultora Forvis Mazars, que revela que…
ebenhack/AP
O Lidl Portugal assume que, na última década, tornou-se um parceiro estratégico das exportações nacionais. Neste período, a retalhista contribuiu com 1.450 milhões de euros para a economia portuguesa através da sua atividade exportadora.
Economia

O Lidl Portugal fez as contas e concluiu que o impacto da sua atividade exportadora, de forma direta, indireta e induzida, rendeu, ao longo da última década, 1.450 milhões de euros para a economia portuguesa.

De acordo com a retalhista alemã, este valor tem por base um estudo da consultora Forvis Mazars, que revela que as exportações facilitadas pelo Lidl cresceram de um milhão de euros em 2014 para 163 milhões de euros em 2024, o que significa um crescimento médio anual de 62%. No total acumulado da última década, o valor dos produtos nacionais exportados ascendeu a 773 milhões de euros.

Em comunicado a cadeia realça que, só no último ano, “as exportações apoiadas pela empresa representaram 1,9% do total das exportações portuguesas de produtos alimentares para a União Europeia, um aumento significativo face aos 0,2% registados em 2016”. E acrescenta que, por cada um euro em exportações facilitadas pelo Lidl, foram gerados 1,88 euros na economia nacional.

O administrador de Compras do Lidl Portugal, Bruno Pereira, realça que “em 2024, atingimos um recorde na exportação de frutas e legumes, com 31,5 mil toneladas”. Bruno Pereira assume que “estamos muito orgulhosos destes números, neste ano tão especial em que celebramos 30 anos em Portugal”.

O administrador de Compras do Lidl Portugal sublinha ainda que “trabalhamos diariamente para promover a Portugalidade no mundo. Começámos em 2014 com a pêra rocha e hoje é com orgulho que vemos produtos como a laranja do Algarve, a couve-coração, os frutos vermelhos, os vinhos das nossas regiões, e até os nossos pastéis de nata, disponíveis nas prateleiras Lidl por toda a Europa”.

Para este desempenho, o Lidl conta com cerca de 100 fornecedores nacionais, que exportam mais de uma centena de artigos, disponíveis em todos os mercados onde a retalhista está presente. Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Bélgica são os principais destinos. A categoria de frutas e legumes continua a ser a principal, com cerca de 217 mil toneladas, o equivalente a 8700 camiões, exportadas na última década, num valor acumulado de 212 milhões de euros.

No mesmo comunicado a retalhista destaca que um dos maiores contributos do Lidl é para as PME, com 78% das exportações apoiadas a serem provenientes de pequenos e médios produtores. “Este apoio à sua internacionalização é crucial para dinamizar a economia local. Como resultado, estima-se que a atividade de exportação facilitada pelo Lidl tenha permitido criar e manter cerca de 6.700 postos de trabalho em Portugal nos últimos 10 anos”, refere a mesma fonte.

Mais Artigos