Lídia Tarré representa a terceira geração ligada ao negócio da família, a Gelpeixe, marca de produtos congelados sediada em Loures. A executiva está atualmente como administradora nesta empresa cofundada pelo avô, Francisco Tarré, pelo pai, Manuel Tarré, e pelo tio, Joaquim Tarré. A gestora entrou este ano para a lista de 2025 das 50 mulheres portuguesas Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal, ao alcançar esta edição uma avaliação total de 61 pontos. Esta pontuação coloca-a na 48ª posição do ranking (ver em baixo metodologia aplicada nas avaliações), tendo ascendido à shortlist das mulheres destacadas.
Licenciada em Gestão pelo ISEG, a executiva completou ainda uma pós-graduação em Controlo de Gestão e Performance Empresarial pela Overgest/ISCTE. Completou ainda a sua formação com um PADE – Programa de Alta Direção, realizado na AESE. Antes de ingressar no negócio familiar, há quase duas décadas, trabalhou em diversas empresas fora deste seetor de atividade. Fez um estágio na multinacional IBM, na área da Formação, recrutamento e Seleção e trabalhou em empresas de contabilidade e consultoria.
Com uma avaliação total de 61 pontos, Lídia Tarré entrou este ano na lista das Mais Poderosas nos negócios, segundo a Forbes Portugal. Ocupando a 48ª posição do ranking.
Na Gelpeixe tem em mãos pelouros como o do marketing e o das exportações. A empresa foi fundada em 1977, para comercializar arcas frigoríficas para os gelados Olá, passando depois a vender os gelados, introduzindo logo a seguir a venda de peixe congelado, para combater a sazonalidade. Hoje, a empresa ultrapassa os 60 milhões de euros de receitas anuais. Mãe de dois rapazes, Lídia Tarré apresenta-se como enérgica, irrequieta e apaixonada por pessoas. É coach certificada, mentora e formadora. Está ainda ligada ao associativismo, pertencendo à Associação de Empresas familiares, à CCIP – Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e à associação Rede Mulher Líder. É ainda membro da Mindfly, uma entidade ligada à promoção da saúde mental de profissionais.
Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios
O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.
A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.
A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação; e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.