A liderança, agilidade, cultura, tecnologia e pessoas, são apontados por mulheres em cargos de liderança na Europa como fatores fundamentais para antecipar, preparar e dar resposta adequada aos riscos no ambiente de trabalho.
As mulheres em causa ocupam cargos de chefia em diversos setores industriais por toda Europa e participaram do mais recente relatório da DuPont Sustainable Solutions (DSS) – consultora global em EHS, que serviu para analisar o que torna os sistemas de saúde e segurança ocupacional eficazes, resilientes e sustentáveis.
O relatório que a FORBES teve acesso indica que entre as líderes portuguesas que contribuíram para a produção do documento está Paula Monteiro, Health and Safety Corporate Coordinator da The Navigator Company, que defende a importância do diálogo.
“Se eu tivesse de definir a cultura de segurança numa palavra, seria comportamento. Mudar comportamentos é crítico para estabelecer uma boa cultura de segurança e uma forma simples e eficaz de fazer isto é ter conversas amigáveis sobre segurança com maior regularidade. Isto afasta-nos de uma cultura de culpa para conversas de feedback”, refere Paula Monteiro, citada no comunicado.
Por sua vez, Ana Ferreira, diretora corporativa de Environment, Health and Safety da Aptiv, afirma que “se compreendermos o impacto que temos na vida das pessoas e das comunidades, é natural progredir para um ambiente de trabalho seguro. Trata-se de fazer a coisa certa da maneira certa”.
Por outro lado, acrescenta, “a formação em segurança é uma forma de influenciar os comportamentos de segurança, mas o foco não deve estar na imposição de regras. Trata-se de ensinar as pessoas a compreender porque é que a segurança pessoal beneficia cada um e os colegas”.
O relatório foi publicado para assinalar as comemorações do dia mundial da segurança e saúde no trabalho 2021. A DuPont Sustainable Solutions (DSS), autora do documento, é um líder mundial de consultoria em gestão de operações, que tem estado a permitir que as organizações protejam os seus colaboradores e ativos, aumentar a eficiência das suas operações, inovar mais rapidamente e reforçar competências na força de trabalho.