Felino na visão industrial, Victor Alves assemelha-se a um gato na proliferação de vidas que já gastou ao longo da vida, de um desastre aéreo onde muito poucos sobreviveram aos tiros furtivos que atingiram o seu carro nos anos perigosos da guerra, passando pelo acidente grave rodoviário que sofreu. Mas o empresário nascido na Chibia e radicado na sua Benguela, tem ainda muita energia e mais vidas para não parar por aqui.
Com o grupo Alves & Irmãos, de que é presidente e o único fundador vivo, resistiu às elevadas perdas provocadas pelo conflito que se seguiu à Independência, agarrou-se à sua terra para resistir à fuga que levou a família de Angola, aplicou energia e capital na agro-indústria e é hoje um dos grandes dinamizadores da economia nacional.
O seu projecto mais sonante é o da cana-de-açúcar numa das suas quatro fazendas, para o qual montou a primeira fábrica de álcool puro do país. Venha conhecer, na edição de Abril, este empresário a quem muitos dos seus 250 funcionários chamam de pai.