O piloto britânico de Fórmula 1, Lewis Hamilton, admite que nunca foi um grande apreciador de mezcal, uma bebida alcoólica destilada, produzida a partir do sumo fermentado do agave. Por isso, pode surpreender o facto de o piloto estar a lançar um novo mezcal sem álcool. Embora não seja o seu sabor favorito, a marca sem álcool Almave passou a explorar formas de ampliar o portfólio de bebidas à base de agave, e encontrar inspiração no “primo” da tequila surgiu como um caminho natural.
Lewis Hamilton destacou que aprendeu a apreciar o mezcal por trazer uma nova dimensão à experiência de cocktails e passou a compreender de onde vem o sabor defumado característico. Lançada em outubro de 2023, a Almave tem como sócios Hamilton e Iván Saldaña, mestre destilador da empresa mexicana Casa Lumbre Spirits, responsável por rótulos como o mezcal Montelobos, o gin Las Californias e o whisky Abasolo.
Para o piloto de Fórmula 1, a sua bebida alcoólica de preferência foi sempre a tequila. No entanto, com a evolução de sua carreira, o consumo passou a interferir nos treinos e na clareza mental, aspetos que passou a priorizar. Lewis Hamilton admitiu que deixou de beber durante um ano e que se sentiu bem. Mas lembrou a sensação de estar em ambientes sociais, como restaurantes, onde todos bebiam, enquanto ele consumia apenas um refrigerante de gengibre.
A Almave surge, assim, como uma alternativa tanto para quem deseja parar completamente com o consumo de álcool como para quem procura apenas reduzir a ingestão. Hamilton destacou ainda que a bebida permite que seja possível estar num grupo de amigos, aproveitando a experiência coletiva, sem precisar consumir álcool.
A Almave já está presente em mais de 800 pontos de venda nos Estados Unidos. Todos os produtos do portfolio – Almave Ambár, Almave Blanco e Almave Humo – custam entre 36 dólares e 40 dólares por garrafa.
Crescimento da Almave atrai Pernod Ricard
A trajetória da marca também atraiu a gigante francesa Pernod Ricard, que anunciou a aquisição de uma participação minoritária na Almave há um ano. “Agave é uma categoria muito procurada em todo o mundo. Ter uma proposta sem álcool no nosso portfólio premium, que presta tributo completo ao trabalho artesanal e ao savoir-faire da destilação tradicional, torna isto uma verdadeira joia”, realçou Alexandre Ricard, presidente e CEO da Pernod Ricard, na altura, em comunicado.
Com Forbes Internacional/John Kell