Um “humano digital” é uma tecnologia, pré-programada e baseada numa plataforma visual, que representa digitalmente um ser humano e consegue transmitir informações úteis que estão previamente validadas. No fundo, permite uma experiência mais personalizada, mais empática e visual.
O laboratório Roche, que desenvolveu o site Infocancro tem a partir deste mês um destes humanos digitais, uma assistente virtual para ajudar os utilizadores a navegar melhor pela informação, uma solução inovadora que ambiciona contribuir para o aumento da literacia em saúde em Portugal, de acordo com a empresa.
Alice é o nome da nova assistente virtual.
Alice é uma “humana digital” que pretende tornar a interação com o site mais apelativa, simples, intuitiva e personalizada.
Por enquanto, esta nova assistente virtual apenas está disponível na área do cancro da mama, ajudando a navegar pela informação sobre diagnóstico, deteção e rastreio. O objetivo é alargar progressivamente a Alice a outras áreas do Infocancro.
Com esta nova assistente virtual, pretende-se sobretudo ajudar a caminhar pela informação para incrementar a literacia em saúde.
O Infocancro é uma plataforma de informação sobre doença oncológica, com validação científica, mas em linguagem simples. De acordo com a Roche, trata-se de um site para todos: doentes, famílias, profissionais de saúde, representantes de associações de doentes, sociedades científicas e população em geral.
O diretor médico da Roche em Portugal, Ricardo Encarnação, sublinha que “a introdução de uma assistente virtual no Infocancro é mais um passo fundamental para aumentar a literacia na área do cancro, recordando que a literacia em saúde é uma das prioridades da Roche”.