Do dia 8/2/2024, a data que inclui os dois números com que Kobe Bryant jogou nos Los Angeles Lakers (8 e 24) e o número com que Gianna Bryant, uma das quatro filhas, jogava (2), a equipa de Los Angeles revelou a estátua do jogador, já anunciada no ano passado. Mas escolher apenas um momento ao longo de uma das carreiras mais brilhantes da NBA não é fácil, e por isso Vanessa Bryant anunciou que esta será a primeira de três estátuas que serão colocadas “na casa que Kobe construiu”, como é conhecida a arena dos Lakers.
A primeira, que mostra Bryant com o seu uniforme n.º 8, com o dedo apontado para o céu ao sair do campo depois do jogo de 81 pontos contra os Raptors em 2006, já foi revelada. A estátua de bronze está rodeada por cinco réplicas dos Troféus Larry O’Brien e assenta numa base preta em forma de triângulo. Uma ode ao triângulo ofensivo do antigo treinador dos Lakers, Phil Jackson. Há ainda um código QR na estátua para os adeptos digitalizarem com os seus telemóveis, que conduz a um vídeo de Bryant narrado por Denzel Washington.
Num lado da base da estátua está uma citação de Bryant que diz: “Deixa o jogo melhor do que o encontraste. E quando chegar a altura de partires, sai uma lenda”. Como Kobe Bryant fez, apontou Vanessa Bryant.
“Quando soube que seriam três estátuas, disse logo: ‘É justo'”, afirmou Rob Pelinka, agente e amigo de longa data de Bryant. “Porque é exatamente o que a Cidade dos Anjos sente por Kobe. Ele merece algo que nenhum outro atleta que já jogou aqui merece”.
“Esta estátua pode parecer-se com o Kobe, mas na realidade é o aspeto da excelência, da disciplina, do empenho e do amor à família”, disse Kareem Abdul-Jabbar. “A estátua é uma contribuição maravilhosa. Captura uma pessoa congelada no tempo e, ao mesmo tempo, reconhece que a razão pela qual existe uma estátua é porque essa pessoa é intemporal”.
O dia foi ainda dedicado a várias homenagens, sendo que uma das que mais emocionou os adeptos foi um vídeo narrado por Shaq, colega de equipa de Kobe nos Lakers. “Kobe Bryant é para sempre”, afirma o agora comentador do TNT.