A empresa sueca de entretenimento Pophouse adquiriu o catálogo musical, a imagem e a marca dos KISS, segundo anunciou a empresa, com a banda de rock americana a juntar-se a vários outros artistas de renome, como Bruce Springsteen e Rod Stewart, que venderam os direitos dos seus catálogos nos últimos anos.
Num comunicado de imprensa, a Pophouse afirmou que a aquisição inclui a quota-parte da banda nas gravações e nos direitos de publicação das suas canções. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.
A Pophouse afirmou que irá trabalhar em estreita colaboração com a banda para criar avatares digitais especiais da banda – que o grupo revelou no último dia da sua digressão de despedida, em dezembro – afirmando que irá “permitir que a banda e as suas personalidades únicas vivam para sempre”.
A empresa disse que os primeiros concertos usando os avatares digitais estão programados para serem lançados em 2027.
Sem oferecer detalhes específicos, o anúncio dizia que a Pophouse usaria a sua “experiência criativa e narrativa” para criar novos públicos, fluxos de receita, conteúdo e experiências.
A Pophouse foi co-fundada em 2014 pelo bilionário sueco Conni Jonsson e por Björn Ulvaeus, dos ABBA. Nos últimos anos, a empresa fechou acordos com vários artistas importantes, incluindo Avicii, Swedish House Mafia e, mais recentemente, Cyndi Lauper. A empresa está por detrás do Abba Voyage, um concerto com avatares digitais do icónico grupo pop sueco que actua no Parque Olímpico de Londres cinco vezes por semana.
(Com Forbes Internacional/Siladitya Ray)