Foi um dia de meio bilião de dólares para Kim Kardashian. A sua linha de shapewear Skims angariou na última quarta-feira um novo financiamento de 270 milhões de dólares, elevando a sua avaliação para quatro mil milhões de dólares, o suficiente para acrescentar cerca de 500 milhões de dólares à fortuna de Kim Kardashian.
De acordo com os cálculos da Forbes, o seu património líquido ascende agora a 1.7 bilhões de dólares, acima dos anteriores US $ 1.2 bilhão antes de os investidores, incluindo a gestora de ativos Wellington Management e a empresa de risco Greenoaks Capital, terem injetado dinheiro novo na Skims. Esta é a sua avaliação mais alta até agora.
A empresa – conhecida pelos seus bodysuits, soutiens e loungewear – foi avaliada pela última vez pelos investidores em 3,2 mil milhões de dólares numa ronda de financiamento no início de 2022. A Forbes estima que a empresária detém pelo menos um terço da empresa.
Muitas empresas em fase de arranque estão a angariar dinheiro com avaliações mais baixas do que antes – ou a adiar a procura de novo capital – no cenário do abrandamento dos mercados privados. Não é o caso da Skims, que continuou a expandir-se para o vestuário, roupa interior e fatos de banho.
Em entrevista ao The New York Times, Kim Kardashian admitiu que “tem crescido rapidamente e estamos muito orgulhosos disso”. E acrescentou ainda que “tivemos um fluxo muito bom de lançamentos de produtos”.
A Skims é lucrativa e espera atingir 750 milhões de dólares em vendas este ano, de acordo com o Times, acima dos 500 milhões de dólares conseguidos em 2022. A atriz e modelo cofundou a empresa em 2019 com os parceiros Jens Grede, que ocupa o cargo de CEO, e Emma Grede, que é a diretora de produtos.
A marca é agora responsável por cerca de três quartos do património líquido de Kim Kardashian. Quando a Forbes a listou, pela primeira vez, como bilionária em abril de 2021, a maior parte de sua riqueza vinha da KKW Beauty, a linha de cosméticos que lançou em 2017. A gigante francesa da maquilhagem Coty comprou 20% da KKW Beauty no início de 2021 por 200 milhões de dólares, mas a empresária logo fechou a marca e a ressuscitou como uma linha de cuidados com a pele chamada SKKN by Kim (embora os produtos da KKW Beauty possam estar prestes a retornar às prateleiras). A Skims, entretanto, tem crescido constantemente, levantando dinheiro com uma avaliação de US $ 1,6 bilhão em abril de 2021 antes de dobrar de valor para US $ 3,2 bilhões no início de 2022.
Além das linhas de shapewear e de cosméticos, Kim Kardashian está também a investir em private equity com a SKKY Partners, uma empresa que está a lançar com um antigo executivo do Carlyle Group. Diz-se que essa empresa está a angariar um fundo de mil milhões de dólares para investir em empresas de consumo e de comunicação social.
A empresária também pegou em alguns dos milhões que arrecadou com os patrocínios e a televisão e investiu-os numa vasta carteira de bens imobiliários. Detém, pelo menos, meia dúzia de propriedades, incluindo a mansão de Hidden Hills, na Califórnia, que partilhou com o ex-marido Kanye West. No ano passado, gastou 70 milhões de dólares numa casa de praia em Malibu, com vista para o Oceano Pacífico. “Esta casa representa realmente para mim muito do trabalho árduo que fiz”, disse a bilionária enquanto visitava a propriedade num episódio de The Kardashians. “É como desfrutar dos frutos do meu trabalho”.
Chase Peterson-Withorn