Katy Perry foi a entrevistada do podcast “Call Her Daddy”, de Alex Cooper, na passada quarta-feira, onde disse que Dr. Luke, o controverso produtor acusado de agressão verbal e sexual por Kesha, foi um dos muitos colaboradores que trabalharam com ela no início da sua carreira e que ela trouxe de volta para o seu próximo disco.
Cooper perguntou a Perry porque é que ela escolheu trabalhar com Dr. Luke, afirmando que “muitas pessoas expressaram o seu desapontamento e ficaram realmente chateadas”, referindo-se à reação negativa que Perry enfrentou online e dos críticos de música desde que lançou o seu single “Woman’s World”, produzido por Dr. Luke, em julho.
Perry disse que compreende que a sua escolha de trabalhar com o controverso produtor “deu início a muitas conversas”, esclarecendo que ele foi “um dos muitos colaboradores” com quem ela trabalhou no seu próximo álbum, “143”.
Perry disse que escreveu o seu próximo álbum “a partir da experiência de toda a minha vida passando por essa metamorfose”, referindo-se ao facto de se ter tornado mãe e a mensagem de empoderamento feminino de sua música “Woman’s World”, afirmando que Dr. Luke foi “uma das pessoas que ajudou a facilitar tudo isso”.
Perry não usou diretamente o nome de Dr. Luke durante a entrevista nem mencionou as alegações feitas contra ele.
Dr. Luke, cujo nome verdadeiro é Lukasz Gottwald, alcançou fama como produtor na década de 2000, após colaborações de sucesso com Kelly Clarkson, Kesha, Britney Spears e Perry. Kesha entrou com uma ação judicial contra Dr. Luke em 2014, alegando que ele a agrediu sexualmente e verbalmente e a drogou, o que o produtor negou. O produtor contra-atacou com uma acusação de difamação, e os dois ficaram presos numa batalha legal que durou anos.
“O abuso que sofri de Luke durou uma década, todos os dias, todos os momentos de todos os dias”, disse Kesha em 2017. A cantora foi apoiada por outras celebridades, incluindo Taylor Swift, que doou 250 mil dólares para suas contas legais, e Lady Gaga, que defendeu Kesha num depoimento judicial em 2017. Kesha e Dr. Luke anunciaram que chegaram a um acordo em 2023.
(Com Forbes Internacional/Conor Murray)