Kamala Harris critica a “visão estreita e egoísta da América” de Trump no primeiro grande discurso desde que deixou o cargo

No seu primeiro grande discurso público desde que deixou o cargo, a ex-vice-presidente norte-americana Kamala Harris criticou Donald Trump, acusando-o de desencadear uma turbulência económica com as suas tarifas “imprudentes” e alertando para o facto de as suas ações poderem também causar uma crise constitucional. Falando num evento em São Francisco para a Emerge, que…
ebenhack/AP
Kamala Harris avisou que o sistema de pesos e contrapesos do governo dos Estados Unidos estava em risco de ceder, uma vez que as ações de Trump poderiam desencadear uma “crise constitucional”.
Líderes

No seu primeiro grande discurso público desde que deixou o cargo, a ex-vice-presidente norte-americana Kamala Harris criticou Donald Trump, acusando-o de desencadear uma turbulência económica com as suas tarifas “imprudentes” e alertando para o facto de as suas ações poderem também causar uma crise constitucional.

Falando num evento em São Francisco para a Emerge, que ajuda as mulheres democratas a candidatarem-se a cargos públicos, Harris disse: “Em vez de trabalhar para promover os ideais mais elevados da América”, a administração Trump nos seus primeiros 100 dias perpetuou um “abandono total desses ideais”.

Ela descreveu a agenda de Trump como uma “visão estreita e egoísta da América, onde eles punem os que dizem a verdade, favorecem os leais, lucram com seu poder e deixam todos para se defenderem sozinhos”.

Harris descreveu as tarifas de importação de Trump como “imprudentes” e disse que elas, “como eu previ, estão claramente a convidar a uma recessão”.

O ex-vice-presidente disse que essas taxas “prejudicariam os trabalhadores e as famílias, aumentando o custo dos itens essenciais do dia a dia, devastando suas contas de aposentadoria e paralisando as empresas americanas, orçando-as a demitir pessoas”.

Harris alertou para o facto de o sistema de “pesos e contrapesos” do governo dos EUA ter começado a “ceder”, podendo acabar por entrar em colapso se o Congresso ou os tribunais não cumprirem a sua parte ou se Trump decidir desafiá-los e desencadear uma “crise constitucional”.

O ex-vice-presidente advertiu que tal crise “acabaria por afetar toda a gente, porque significaria que as regras que protegem os nossos direitos e liberdades fundamentais deixariam de ter importância”.

(Com Forbes Internacional/Siladitya Ray)

Mais Artigos