Kamala Harris admite recandidatura à presidência: “Ainda não terminei”

A ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, admitiu à BBC, que pode voltar a disputar a presidência do país em 2028. Na primeira entrevista no Reino Unido, a ex-candidata disse que “possivelmente” será presidente um dia e que está confiante de que haverá uma mulher na Casa Branca no futuro. A democrata, que perdeu para…
ebenhack/AP
A antiga vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, admitiu, numa entrevista à BBC, uma eventual recandidatura nas eleições de 2028. E disse acreditar que, no futuro, haverá uma mulher na Casa Branca.
Líderes

A ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, admitiu à BBC, que pode voltar a disputar a presidência do país em 2028. Na primeira entrevista no Reino Unido, a ex-candidata disse que “possivelmente” será presidente um dia e que está confiante de que haverá uma mulher na Casa Branca no futuro.

A democrata, que perdeu para Donald Trump nas eleições do ano passado, falava no programa “Sunday with Laura Kuenssberg”. Durante a entrevista disse que as suas sobrinhas-netas veriam uma presidente mulher “com certeza ainda durante a vida delas”. Quando questionada se poderia ser ela, respondeu: “Possivelmente”, apesar de admitir que ainda não tomou uma decisão definitiva.

A advogada garantiu que “ainda não terminei” e foi perentória em realçar que: “Dediquei a minha carreira a servir, está-me no sangue”.

Sobre as sondagens que não a colocam como vencedora numa possível primária democrata, Kamala Harris respondeu que: “Existem todos os tipos de sondagens que dirão uma variedade de coisas. Nunca dei ouvidos a sondagens. Se o tivesse feito, não estaria sentada aqui hoje”.

Durante a entrevista, também criticou o Presidente Donald Trump, a quem chamou de “tirano”, e afirmou que suas previsões sobre o governante “se comportar como fascista” se tornaram realidade. “Basta olhar para como instrumentaliza, por exemplo, agências federais para perseguirem quem faz sátira política. É tão sensível que nem consegue aguentar as críticas em forma de piada”, sublinhou.

Kamala Harris também criticou os líderes empresariais e instituições americanas que, na sua opinião, cederam rapidamente à autoridade de Trump.

Recorde-se que Kamala Harris entrou oficialmente na corrida pela Casa Branca depois da desistência de Joe Biden, em julho de 2024, em resultado da forte pressão do Partido Democrata face ao desempenho negativo num debate contra Donald Trump.

Na altura, avançou com o apoio público de Joe Biden e tentou se apresentar como a representante de uma nova geração de liderança democrata, mas acabou derrotada pelo atual Presidente que venceu em 27 estados contra 18.

A antiga vice-presidente lançou recentemente o livro “107 Days”, onde conta na primeira pessoa os bastidores de uma campanha construída em tempo recorde a 107 dias das eleições.

Kamala Harris, filha de mãe indiana e pai jamaicano, foi a primeira mulher, negra e descendente de asiáticos a ocupar a vice-Presidência dos Estados Unidos. Na carreira conta ainda com o cargo de procuradora-geral da Califórnia e senadora pelo estado.

Mais Artigos