José Carlos Lourenço, ex-CEO do Grupo ZAP, vai assumir idêntica função executiva no Grupo Media9Par, editora da qual fazem parte a revista Forbes (Portugal e África Lusófona), o Jornal Económico e o Semanário Novo.
Com uma larga experiência em media e também em lusofonia, o gestor exercia até aqui a função de Associate Partner em três empresas: Baker Tilly (especialistas em auditoria e consultadoria financeira, operacional e estratégica); Kept People (especialistas em capital humano, do Executive Search ao Outsourcing, passando pela consultadoria destas áreas); e Lucena Consulting (especialista em comunicação corporativa).
De maio de 2018 a julho de 2021, José Carlos Lourenço foi o presidente do Grupo ZAP, fornecedor de televisão e serviços de internet para os mercados angolano e moçambicano.
Um percurso diverso
O gestor, que começou a sua carreira profissional em 1992 na consultora Arthur Andersen, foi também Chief Operations Officer e membro do Conselho de Administração do Global Media Group, durante cerca de quatro anos, de 2014 a 2018. Foi ainda administrador executivo da Impresa, tendo desempenhado funções em todos os meios do grupo.
José Carlos Lourenço conta com a sua experiência adquirida ao longo do seu trajeto nas mais diversas áreas de negócio (da auditoria e consultadoria à distribuição e à logística, dos media às telecomunicações), em empresas de diferentes mercados (B2B e B2C) e dimensões (grandes como médias), operando na Europa e em África.
Conhecedor dos mercados da Lusofonia
José Carlos Lourenço desempenhou ao longo dos últimos 15 anos diversas funções de C-Level nos setores de Media e Telecomunicações, decorrendo dessa experiência um profundo conhecimento dos mercados dos países Lusófonos.
Das funções desempenhadas são de destacar em Portugal responsabilidades nos Grupos Impresa e Global Media, e em Angola e Moçambique a liderança do Grupo ZAP. É licenciado em Economia pelo ISEG e possui várias formações executivas, nomeadamente na AESE, ISEG e INSEAD
Restante elenco
Com esta integração, José Carlos Lourenço passará a liderar a função executiva do Conselho de Administração como CEO, contando na sua equipa com os atuais administradores executivos Raúl Bragança Neto e Cristiana de Nóbrega.
Na nova solução de Corporate Governance do Grupo, Luís Figueiredo Trindade, até aqui CEO do Grupo, assumirá o cargo de Chairman da Media N9ve.
“Esta alteração vem reforçar o compromisso do Grupo em tornar-se um player de referência na lusofonia”, salienta N’Gunu Tiny, Fundador e CEO do Emerald Group.
“Esta alteração vem reforçar o compromisso do Grupo em tornar-se um player de referência na lusofonia, potenciando ainda mais a sua capacidade de criar sinergias dentro deste espaço” afirma N’Gunu Tiny, Fundador e CEO do Emerald Group.
Para Luís Figueiredo Trindade, acionista da Megafin Atlantic, “esta é uma nova etapa no processo de consolidação do Grupo, que continua focado no seu crescimento sustentável, preservando os valores fundacionais do projeto”.
O novo CEO, José Carlos Lourenço, sublinha que “é com grande entusiasmo que abraço esta oportunidade de cruzar o mercado da Lusofonia com a indústria dos Media, e em relação a ambos conseguir aportar um contributo útil, resultante da minha experiência pessoal e profissional dos últimos 15 anos”.
As presentes alterações produzem efeitos a partir do dia 27 de março.
A Media9 Participações, S.A. (Media9Par), a holding de media detida pelo Emerald Group (90%) e pela Megafin Atlantic (10%).