A Scopen, consultora espanhola especializada no mercado da comunicação, divulgou os resultados da primeira edição das Best PR Agency to Work For que inclui também os jornalistas mais admirados por estes profissionais. Joana Petiz, diretora do semanário NOVO detido pelo grupo Media9, foi eleita a jornalista mais admirada pelas agências de public relations. Nesta estreia da categoria dos Best Journalist to Work With estão ainda os nomes de Ana Marcela do ECO e Maria João Vieira Pinto da Marketeer.
Já no que se refere aos media que somaram maior número de nomeações dos seus jornalistas, destacaram-se no Top-10 o ECO, Expresso, NOVO, Marketeer, Observador, Público, Jornal Económico, Lusa, SIC e Exame.
Nesta primeira edição das Best PT Agency To Work For, que identifica as agências de PR mais atrativas para trabalhar nomeadas entre os profissionais do sector, o ranking é liderado pela Adagietto, Lift e HK Strategies. O top 10 das melhores agências de PR para trabalhar é ainda composto pela Guess What, LLYC, CV&A, Corpcom, Samy Alliance, Milk & Black e M Public Relation. De entre os profissionais mais admirados e com quem mais gostariam de trabalhar, o top 3 é composto por Miguel Moreira Rato da Adagietto, Domingas Carvalhosa da Wisdom e José Franco da Corpcom.
Em comunicado, a consultora explica que “esta é a primeira vez que a SCOPEN integra no ranking do BEST AGENCY as agências Consultoras de Comunicação/PR, depois de já ter apresentado ao mercado os resultados da 2ª edição do BEST AGENCY de 2023, as melhores agências para trabalhar no âmbito da criatividade, do digital e meios”.
Na categoria Best Brand to Work With e no que se refere à comunicação corporativa/PR ou CSR, as marcas que lideram os dez primeiros lugares do ranking são: a EDP, IKEA, Lidl, Sonae, Delta, Galp, Central de Cervejas, L’Oréal, McDonald’s e Coca-Cola.
A managing director da SCOPEN Portugal, Alexandra Machás, destaca que “estes são resultados que trazem alguma dinâmica às equipas das agências de PR e profissionais, a atratividade das agências são um dos eixos de criação de valor, pelo talento que as agências de PR conseguem reter e atrair”. Alexandra Machás refere ainda que a consultora, em parceria com a APECOM, promoveu o arranque deste novo projeto que irá realizar a cada dois anos, como já se faz noutros países onde está presente.
A Scopen explica que “dos resultados deste estudo abordam-se os três players da relação: as agências de PR e os seus profissionais/colaboradores, as marcas clientes das agências de PR e ainda, pela primeira vez se incluem os jornalistas/media, que têm igualmente um papel importante nesta relação, no trabalho de public relations’’.
Nesta edição participaram 155 profissionais que integram as equipas das respetivas agências de PR, num total de 25 Consultoras de Comunicação/PR, que aceitaram participar nesta sondagem.