A SIBS Analytics voltou a divulgar números relativos à utilização de cartões bancários na sua rede durante o período em que decorreu a Jornada Mundial da Juventude, e concluiu que as operações com cartões estrangeiros aumentaram consideravelmente. Assim, no período de 1 a 6 de agosto de 2023, os distritos que acolheram mais peregrinos, Lisboa, Setúbal e Santarém, registaram um crescimento de 40% nas transações com cartões estrangeiros face à mesma semana do ano anterior. Já a nível nacional este incremento foi de 21%.
Segundo o SIBS Analytics, o total das transações neste período, considerando cartões estrangeiros e nacionais, registou um aumento de 8% a nível nacional, e de 10’% nos três distritos já referidos.
Valor da operações também aumentou
Em termos de valor das operações, o aumento também foi considerável: 8% a nível nacional e 13% nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém.
Os países cujo número de transações mais cresceram, foram o México, com um incremento de 551%, a Polónia com um aumento de 219%, e a Austrália, com 204%. Brasil registou um crescimento de 92% e a Itália 91%,
No entanto, analisando por valor absoluto, a França, a Espanha, os Estados Unidos, o Reino Unido e a Itália foram os que mais transações fizeram durante esta semana.
Analisando apenas os movimentos com cartões bancários dos portugueses, participantes nas JMJ, que viajaram para Lisboa, Setúbal e Santarém, a origem dos mesmos foi Braga, com crescimento de 31%, Portalegre, com mais 23%, Viana do Castelo, com 21%, Porto com 12% e Açores com mais 12%.