JMJ: Operações com cartões estrangeiros aumentaram 18% na rede Multibanco

O SIBS Analytics analisou os dados e concluiu: de 26 a 31 de julho, semana em que já ocorreram diversas atividade relativas à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nas dioceses nacionais, as operações com cartões estrangeiros na rede multibanco aumentaram 18% face ao período homólogo do ano anterior (de 27 de julho a 1 de…
ebenhack/AP
No seu conjunto, a rede Multibanco registou um crescimento de 6% em todo o território nacional, na semana de 26 a 31 de julho, tendo as transações de estrangeiros crescido 18%.
Economia Negócios

O SIBS Analytics analisou os dados e concluiu: de 26 a 31 de julho, semana em que já ocorreram diversas atividade relativas à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nas dioceses nacionais, as operações com cartões estrangeiros na rede multibanco aumentaram 18% face ao período homólogo do ano anterior (de 27 de julho a 1 de agosto de 2022). No seu conjunto, a rede Multibanco registou um crescimento de 6% em todo o território nacional.

Os dados mostram ainda que os países com maior número de operações, face à mesma semana do ano passado, foram o México, que representou um crescimento de 147%, seguido da Austrália e Singapura, ambos os países com um crescimento de 142%. Nova Zelândia, com 126% de incremento, e a República da Coreia com 125%, completa o top 5 dos maiores aumentos.

Por distritos, Santarém, onde se situa o Santuário de Fátima, foi aquele que mais cresceu em termos de transações de estrangeiros, com um incremento de 56% na rede Multibanco.

Agora olhando para os países que receberam as últimas cinco edições da Jornada Mundial da Juventude, que foram o Panamá, a Polónia, o Brasil, a Espanha e a Austrália, verifica-se que o crescimento médio do número de operações é de 25%, ou seja, mais 7 pontos percentuais do que o total de operações feitas com cartões estrangeiros no mesmo período em análise. Todos estes países registaram mais visitantes em Portugal do que na mesma semana do que o ano passado. Só do Panamá houve um incremento de 276% no número de visitantes.

Por locais de destino, Santarém, distrito onde se localiza o Santuário de Fática registou um aumento de 56% das transações multibanco de estrangeiros, seguido de Coimbra, com crescimento de 26% e de Évora, que aumentou 23%.

Portugal também recebeu visitantes de regiões que não realizaram transações na rede Multibanco na semana de 27 de julho a 1 de agosto de 2022, como é o caso, por exemplo, de Belize, Anguila, Ilhas Cook, Jibuti, Nova Caledonia, República Centro-Africana, Samoa e Vanuatu.

Nota: As variações foram calculadas considerando os dias entre 26 de julho e 31 de julho de 2023 versus 27 de julho e 1 de agosto de 2022. Para 31 de julho de 2023 e 1 de agosto de 2022 foram consideradas as transações até às 20 horas. Fonte: SIBS.

Mais Artigos