Babe Ruth foi um dos jogadores de beisebol norte-americanos mais famosos de sempre, se não mesmo o maior jogador de todos os tempos. Nascido em 1895, bateu inúmeros recordes e foi um dos cinco primeiros jogadores a entrar para o National Baseball Hall of Fame and Museum, em 1936.
Assim sendo, não parece tão estranho que esta semana, um jersey seu, leiloado pela Heritage Auctions, se tenha tornado na peça de memória desportiva mais cara de sempre. A camisola do jogador foi arrecadada por 24,1 milhões de dólares (cerca de 21,7 milhões de euros), segundo noticia a CBNC. O preço de venda foi surpreendente, mas mesmo assim ficou abaixo dos 30 milhões de dólares (cerca de 27 milhões de euros) que se especulava que iria ser vendida.
Neste leilão foi vendido um cartão de Mickey Mantle por 12,6 milhões de dólares (cerca de 11,3 milhões de euros), uma camisola de Michael Jordan avaliada em 10 milhões de dólares (cerca de 9 milhões de euros) e o cinturão de título de Muhammad Ali, leiloado por seis milhões de dólares (cerca de 5,4 milhões de euros).
Acredita-se que esta camisola tenha sido usada por Babe Ruth no jogo 3 da World Series em 1932, quando o jogador bateu dois home runs. A última vez que uma camisola do jogador foi leiloada foi em 2005, tendo então atingido um valor de 940 mil dólares (cerca de 848 mil euros), mas estava apenas ligada ao campeonato de 1932 e não a aquele jogo em particular.
Neste leilão de “sport memorabilia” estavam ainda peças como uns ténis de Michael Jordan, t-shirts usadas por Lebron James, um cartão de Mickey Mantle, no valor de 12,6 milhões de dólares (cerca de 11,3 milhões de euros), uma camisola de Michael Jordan por 10 milhões de dólares (cerca de 9 milhões de euros) e o cinturão de título de Muhammad Ali, leiloado por seis milhões de dólares (cerca de 5,4 milhões de euros). A empresa refere na sua página que este leilão bater recordes ao vender quase 62 milhões de dólares (cerca de 55 milhões de euros) em colecionáveis desportivos.
A Market Decipher, empresa de consultoria, estima que o mercado de “sports memorabilia”, incluindo NFT e cartões colecionáveis, tenha alcançado os 26 mil milhões de dólares (cerca de 23,4 mil milhões de euros) em 2021.