O NuviGroup, holding internacional de investimentos com presença relevante em Angola e Portugal, anunciou hoje ter alcançado um acordo para a venda da sua unidade dedicada ao setor hortofrutícola, operada pela Luís Vicente (LV) em Portugal, à Jerónimo Martins Agro (JMA), empresa do Grupo Jerónimo Martins especializada no setor agroalimentar.
Não foram adiantados os valores da aquisição. Em comunicado, a NuviGroup refere que a operação, ainda sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência (AdC), “garante a manutenção integral dos postos de trabalho e assegura a continuidade da atividade da LV”, agora sob a liderança da JMA.
A transação enquadra-se na estratégia de focalização do NuviGroup nos negócios onde detém “maior vantagem competitiva e potencial de crescimento”, segundo os seus responsáveis: a indústria de bebidas (Grupo Refriango) e o retalho alimentar (Supermercados Arreiou).
Ainda segundo a NuviGroup, este reposicionamento dá início a um novo ciclo de crescimento, com investimentos em curso e planos de expansão internacional, designadamente na Refriango que está a expandir-se para novos mercados, e prepara a duplicação da sua rede de retalho alimentar, de 200 para 400 lojas.
O Grupo Luís Vicente tem as suas raízes na região do Oeste, num projeto que começou com a pera rocha, em 1967, a partir de Torres Vedras. Atualmente, o Grupo Luís Vicente tem produção hortofrutícula em Portugal (através da GlobalFrut e da SunFruit), Angola (através da empresa Nuviagro), Brasil (com a marca Plump para a produção de frutas tropicais, principalmente manga, papaia, mamão e lima) e Costa Rica (com a Plump Costa Rica para a produção de abacaxi).
A empresa detém ainda a marca Frubis (fruta desidratada) e a mais recente marca Maria (para ameixas, dióspiros, maçã Gala, marmelo, nectarina, pera rocha, pêssego, além de outras variedades de maçã).