Foi lançado o aviso para a criação e constituição de Aceleradoras de Comércio Digital, disponibilizando um investimento total de 55 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Até 2025, está prevista a criação de 25 Aceleradoras que vão conseguir apoiar, pelo menos, 30 mil empresas.
Ação direta junto das micro e Pequenas e Médias Empresas (PME), acompanhamento personalizado para o crescimento, apoio de proximidade na inovação e adoção de novas tecnologias, são algumas das mais-valias que as Aceleradoras de Comércio Digital garantem.
As candidaturas para constituição destas Aceleradoras estão abertas a consórcios de associações empresariais e similares, representativas destes setores, que contemplem uma atuação regional e local em todo o país.
Serão valorizados os projetos com maior abrangência territorial e capacidade de envolver os agentes locais.
Reconhecendo o potencial transformador desta iniciativa, as Aceleradoras de Comércio Digital pretendem promover a maturidade digital das empresas dos setores do comércio e serviços de porta aberta ao consumidor e apoiá-las a enfrentarem os desafios inerentes à adoção de novas tecnologias.
Através do apoio com recursos humanos, ferramentas e intermediação no acesso a serviços de transformação digital, as PME vão contar com o acompanhamento das Aceleradoras no terreno e em proximidade.
O Aviso foi desenvolvido e lançado pelo IAPMEI, pela Portugal Digital, e pela Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE).
A apresentação das candidaturas poderá ser feita via formulário eletrónico, entre os dias 13 de maio e 1 de julho de 2022.
Conheça todas as condições de elegibilidade e mais informações sobre o Aviso no website do IAPMEI, da Portugal Digital, ou da DGAE.