Apesar de já ter 25 anos, o conceito de Internet das Coisas (IoT), criado por Kevin Ashton, investigador do Laboratório Auto-ID do MIT, está agora a explodir, à boleia da Inteligência Artificial (IA) e do 5G. Esta tecnologia está a revolucionar a forma como nos ligamos aos objetos, conectando as nossas casas e as nossas fábricas. Cada vez mais o mundo se está a ligar aos equipamentos, em tempo real, melhorando a eficiência, sobretudo industrial, sendo que o mercado duplicou de tamanho desde 2018. E, segundo as estimativas da AltIndex, plataforma de análise de dados de investimento, o mercado da Internet das Coisas deverá ultrapassar a barreira do bilião de dólares (970 mil milhões de euros) em 2025.
Até ao final da década, prevê-se que o número de ligações aumente em mais de 70%, atingindo quase 40 mil milhões de ligações.
Para o final da década a expectativa é que as receitas continuem a crescer cerca de 120 milhões de dólares (116,5 milhões de euros) ao ano, alcançando um total de 1,5 biliões de dólares (1,45 biliões de euros).
Esta é uma das tecnologias que mais impulsiona a Indústria 4.0, a par com a IA, a Big Data, a robótica e a automação, e apesar dos contratempos causados pela escassez global de semicondutores, a procura mundial de soluções de IoT continua a crescer. O relatório Statista Market Insights 2025, realizado pelos analistas da consultora mundial especializada em tratamento de dados, a tecnologia está a crescer a dois dígitos pelo quinto ano consecutivo, pois desde 2021 que cresce a uma média de 12% ao ano.
Crescimento de 11,8% em 2025
Os mesmos dados mostram que as receitas globais de IoT deverão alcançar 1,05 biliões de dólares (um bilião de euros) já este ano, representando um incremento de 11,8% face a 2024. A IoT industrial e de grande consumo serão os grandes impulsionadores deste crescimento: a primeira deverá crescer 15%, para um total de 275 mil milhões de dólares (cerca de 266 mil milhões de euros) e a segunda 13%, alcançando os 235 mil milhões de dólares (cerca de 228 mil milhões de euros).
O setor automóvel deverá aumentar 9%, para um total de 274 mil milhões de dólares (cerca de 265,8 mil milhões de euros), segundo o segundo segmento mais importante, a seguir ao industrial.
A IoT é uma tecnologia que cria uma rede de dispositivos interligados, que comunicam entre si e com os utilizadores, em tempo real. Estas ligações mais que duplicaram desde 2021, atingindo os 23,1 mil milhões previstos para o final de 2025. Até ao final da década, prevê-se que este número aumente em mais de 70%, atingindo quase 40 mil milhões de ligações.