Eventualmente já ouviu falar em Interim Manager, mas, não sabe ao certo o que é. A Experienced Management – empresa portuguesa que se dedicada exclusivamente ao Interim Management – esclarece que se trata de executivos qualificados, normalmente com muitos anos de experiência na sua área de atuação e com aptidões para causar impacto imediato nas organizações.
Estes gestores, refere, tendem a ser requeridos por empresas e organizações com necessidades específicas e que queiram um profissional de gestão para uma determinada tarefa pré-definida. Com um histórico de tomada de decisões, têm funções que diferem das dos consultores, porque assumem responsabilidade executiva, durante um mandato pré-definido.
Considerados gestores ‘superqualificados’, detêm uma vasta experiência funcional, bem como conseguem dar solução aos problemas das empresas e clientes. São também reconhecidos por oferecerem novas perspetivas, facilitarem debates de ideias, elaborarem propostas de melhorias e ajudarem a as empresas a gerir melhor.
O conceito de Interim Management nasceu na Holanda, em meados dos anos 1970. Por esta altura, as empresas holandesas queriam um modelo de empregabilidade que lhes permitisse aceder a talentos na área da gestão, por períodos determinados, para entregar projetos-chave e revitalizar áreas de negócio.