O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) e cinco das suas Comunidades de Conhecimento & Inovação (KICs) estão a lançar uma iniciativa conjunta para apoiar empreendimentos inovadores e equipas que contribuam para a transformação do Novo Bauhaus Europeu.
A iniciativa Novo Bauhaus Europeu da EIT Community apoia empreendimentos sustentáveis ao impulsionar a formação e o envolvimento dos cidadãos para ampliar a missão do Novo Bauhaus Europeu de conectar inovação, criatividade e design para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
A iniciativa chama-se EIT Community Booster e é coordenada pela EIT Digital, incluindo a EIT Climate-KIC, EIT Food, EIT Manufacturing, e EIT Urban Mobility.
Estas instituições procuram as mais inovadoras startups e scaleups que conduzam a mudança sustentável para as cidades, indústrias, clima, comida, bem-estar e qualidade de vida em geral para apoiar o crescimento dos seus negócios e contribuir para que se tornem gamechangers internacionais.
Esta iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) é liderada pela EIT Climate-KIC e inclui a EIT Digital, EIT Food, EIT Manufacturing e EIT Urban Mobility, unindo a ciência, a tecnologia, as artes e a cultura na luta contra as alterações climáticas.
As vinte empresas selecionadas juntar-se-ão à iniciativa, recebendo apoios para o crescimento do seu negócio no valor de 50.000 euros. O apoio será prestado sob a forma de subsídios e serviços concebidos para ajudar as empresas a acelerar o crescimento dos seus negócios.
A EIT Community Booster pretende apoiar as startups e scaleups que integrem as três dimensões centrais do Novo Bauhaus Europeu: sustentabilidade, estética e inclusão.
Gioia Ghezzi, Chair do EIT Governing Board, realça o facto de que “a EIT Community contribui para todos os aspetos do Novo Bauhaus Europeu e tem o ecossistema preparado para encontrar ideias atrativas e startups de toda a Europa. Mal podemos esperar para descobrir e escalar as soluções criativas e inovadoras que ajudarão a reimaginar uma vida sustentável e a tornar os espaços mais bonitos e acessíveis”.
O orçamento total disponível para apoiar estas empresas é de um milhão de euros.
Aproveitando a rede e know-how deste ecossistema de inovação europeu, a EIT Community, a nova iniciativa combina os melhores programas de crescimento empresarial oferecidos pela EIT Digital, EIT Climate-KIC, EIT Food, EIT Manufacturing e EIT Urban Mobility.
Do primeiro apoio de coaching empresarial ao acesso a financiamento e apoio à internacionalização, cada um dos cinco programas disponíveis oferece um pack de serviços que visa ajudar empreendimentos de diferentes níveis de maturidade a impulsionar o seu crescimento empresarial, a angariar financiamento e a crescer à escala internacional.
Dependendo do campo de especialização, os empreendedores são convidados a candidatarem-se a um ou mais programas do EIT Community Booster e à sua área dedicada ao Novo Bauhaus Europeu:
- EIT Digital Accelerator: para scaleups que apostem na transformação digital para criar soluções inovadores para todas as indústrias, cidades e comunidades, integrando circularidade, inclusão e estética, como forma de fomentar um futuro verde, seguro e sustentável.
- The Clean Cities ClimAccelerator: para startups a desenvolver projetos inovadores para a indústria das energias renováveis, mobilidade, espaços verdes e readaptação, contribuindo para cidades mais sustentáveis, limpas e saudáveis, e melhorando, por isso, a experiência e qualidade de vida dos cidadãos.
- EIT Food Accelerator Network: para startups do ramo agroalimentar com um grande impacto em qualquer parte da cadeia alimentar ou agricultura, empenhadas em construir um sistema alimentar mais saudável, confiável e sustentável para as comunidades locais e globais.
- EIT Manufacturing Accelerator: para startups que permitem uma produção ecológica e socialmente sustentável, promovendo, a longo prazo, o ciclo de vida e o pensamento integrado no ecossistema industrial.
- EIT Urban Mobility Accelerator: para startups que desenvolvem alternativas sustentáveis com foco na realidade paisagística, como espaços urbanos, biodiversidade, melhoramento do domínio público e acessibilidade que melhore o bem-estar dos cidadãos e/ou garanta a mobilidade universal para todos, como fator-chave para a inclusão social.
O prazo para candidaturas termina a 17 de dezembro, às 23:59 CET (22:59 em Portugal). Para mais informação sobre cada programa, respetivos critérios de seleção e prémios, por favor visite a página web da iniciativa.