O Palácio do Governador em Belém foi o local escolhido para acolher o primeiro Inside Forbes, o evento exclusivo da Forbes Portugal, que veio tirar do papel os temas mais estruturantes da atualidade, tratados na Revista Forbes Portugal, e aprofundá-los em conjunto com protagonistas dos vários setores da sociedade.
O tema deste primeiro encontro não poderia ser mais atual: a importância das pessoas para as empresas e os desafios e inovações na formação de recursos humanos para as organizações. Num tempo onde o mercado de trabalho atravessa profundas alterações, as organizações enfrentam o desafio de se reinventar de forma a continuar a atrair novos talentos e a potenciar o talento dos seus colaboradores.
Pedro Ramos, presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas, foi o primeiro orador deste Inside Forbes, e não teve medo de apontar o caminho: “Desconstruir, desaprender e desmistificar são as palavras-chave para os desafios que enfrentamos”. Para Pedro Ramos, é necessário desconstruir modelos que estão ultrapassados, desaprender as hard skills para dar espaço às soft skills e desmistificar alguns conceitos de gestão que estão ultrapassados.
Quem também esteve presente foi Diogo Reis Pereira, diretor de marketing na Wall Street English (WSE), que em Portugal conta com 36 escolas presenciais e uma plataforma 100% online, que partilhou a sua visão sobre a formação dos novos talentos. Sublinhou que o WSE oferece dois métodos: blended, que combina tecnologia com ensino tradicional em sala de aula, e flipped onde os alunos realizam sessões de autoestudo nas plataformas interativas antes das aulas presenciais com o professor.
Para o diretor de marketing é necessário incentivar os colaboradores a pensar de forma diferente, e alerta que “apostar na inovação é essencial, a resistência à mudança faz com que muitas vezes a inovação seja travada”. Diogo Reis Pereira sublinha ainda a importância do inglês como língua essencial para acompanhar a inovação. No fim do evento, acrescentou que “houve muitas ideias importantes a serem discutidas sobre o mercado de recrutamento e formação que estão a passar por um período de muitos desafios e fomos provocados a pensar em coisas muito interessantes e a partir daqui trabalhar em conjunto”.
Outro dos intervenientes foi Pedro Santos, Associate Manager da Wyser, que começou por sublinhar que as empresas continuam ainda muito focadas “nas hard skills, no background, na formação académica, se tem um MBA”, mas que o mercado está muito dinâmico e sublinha que “há mais dificuldade em encontrar candidatos, ter a matéria-prima, as pessoas para as posições”.
Para André Salgueiro, Managing Director de S&S da Gi Group Holding, “foi uma experiência bastante enriquecedora do ponto de vista de recursos humanos, mesmo do ponto de vista da formação, da atração de talento, e dos desafios que temos hoje em dia dentro deste setor”, considerando a experiência muito positiva. “Acima de tudo foi uma partilha da qual saímos todos com valor acrescentado”.
Neste primeiro Inside Forbes, marcaram ainda presença Jaime Morais Sarmento, diretor corporativo de recursos humanos da United Investments Portugal, Fátima Carioca, Dean da AESE Business School, Ricardo Martins, diretor geral da empresa de formação CEGOC, Joana Pita Negrão, diretora executiva de People & Culture na Nova School of Business and Economics, Sandra Fazenda de Almeida, diretora executiva da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Álvaro Fernández, diretor-geral da Michael Page, Ana Alves, CEO da Follow Trend, Manoel Suhet, CEO da bTd Travels, Rafael Guciano, fundador da Brother Escola de Criativos, Carolina Rodrigues, Outcomes Manager da Ironhack, João Magalhães, CEO do grupo Code For All, entre outros, numa tertúlia que foi moderada por Nilza Rodrigues, diretora da Forbes Portugal.
O Inside Forbes é uma iniciativa da Forbes Portugal que permite o encontro de protagonistas do mundo empresarial, político e académico para aprofundar as grandes questões da atualidade e em conjunto apontar soluções para o futuro.