O videocast InNova Talks é uma parceria entre o grupo Media N9ve e a Nova School of Business and Economics.
Numa conversa moderada por Nilza Rodrigues, diretora da Forbes Portugal e da Forbes África Lusófona, o episódio inaugural, abordou o empreendedorismo em Portugal, tendo contado com a presença de José Goncalves (diretor de Marketing de Empresas e Negócios do Novo Banco); Pedro Bonvalot (Franquiado da McDonald’s); e António Nabais de Carvalho (Coordenador do Haddad Entrepreneurship Centre na Nova SBE).
Na primeira intervenção, António Nabais de Carvalho, Coordenador do Haddad Entrepreneurship Centre na Nova SBE, destacou o dinamismo do tecido empresarial português que, apesar de constituído maioritariamente por PMEs, com destaque para as microempresas, conseguem contribuir de forma relevante para a nossa economia. E se ainda predominam as empresas mais tradicionais, ligadas à agricultura e à indústria, o número de empresas tecnológicas tem vindo a aumentar, o que tem transformado Portugal “num player internacional no ecossistema do empreendedorismo e inovação”, com destaque para Lisboa que se tem transformado num hub tecnológico capaz de atrair investimento estrangeiro.
Este dinamismo comprava-se pelo facto de Portugal ter conseguido lançar desde 2010 sete unicórnios, empresas start-ups com avaliação superior a mil milhões de dólares.
Estas InNova Talks, tanto este primeiro episódio como os restantes, estão disponíveis nos canais digitais da Forbes Portugal.
Para o diretor de Marketing de Empresas e Negócios do Novo Banco, Portugal necessita de uma reconfiguração do seu tecido empresarial, pelo que a decisão de criar uma empresa, não sendo fácil, é essencial para o futuro do país, entende José Gonçalves.
Também presente nesta talk esteve Pedro Bonvalot, Franquiado McDonalds, que com uma carreira ligada à gestão de empresas, decidiu apostar num negócio próprio através da conhecida marca internacional. Para o empreendedor, a vantagem da franquia é trazer a sua experiência pessoal de gestão para um negócio que é global.
O exemplo de Bonvalot conduziu a conversa para o aspeto do financiamento da banca a projetos de negócios, com José Gonçalves a sublinhar a importância de os projetos terem de ser bons, independentemente do tamanho da empresa ou da sua experiência. Este responsável do Novo Banco diz que saber que há bom projeto, sólido e ambicioso, conforta a banca, que tem soluções de financiamento para todos os tipos de projetos.
A partir da próxima semana, os episódios das INova Talks vão estar também acessíveis em podcast no Spotify e noutras plataformas.
O diretor de Marketing do Novo Banco sublinhou ainda a importância da disponibilidade dos fundos europeus, mas também a relevância de se ter um parceiro capaz de criar o acesso dos empresários a esses fundos.
Pedro Bonvalot sublinhou o desafio da gestão de recursos humanos no seu caso, sobretudo numa área onde os colaboradores são muitas vezes jovens estudantes que trabalham para pagar os estudos, tornando a gestão de turnos um desafio. Bonvalot deu ainda testemunho da importância da experiência de partilhas que existe dentro da franquia. “Apaixonar-se pela ideia de negócio” é o primeiro passo essencial para o sucesso, na perspetiva de António Nabais de Carvalho, “porque é muito difícil um empreendedor levar a cabo o seu projeto se não gostar daquela ideia.”
José Gonçalves sublinhou que é determinante a capacidade de resiliência, de resistir aos contratempos, para assegurar o sucesso do projeto.